AnaMaria
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaSpotify AnaMaria

Cozinhe com mais segurança

Desvende o que é certo e o que é errado na hora de preparar os alimentos

Karla Precioso Publicado em 15/12/2015, às 16h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

Cozinhe com mais segurança - Dreamstime
Cozinhe com mais segurança - Dreamstime
Quem nunca ouviu que fritura com azeite é mais saudável (se é que existe fritura que faça bem a alguém...)? Ou que micro-ondas pode causar câncer e outras doenças desconhecidas? O fato é que a cozinha é uma fábrica de mitos. A nutricionista Alessandra Paula Nunes, da empresa Salutem Nutrição e Bem-Estar, em São Paulo, esclarece o que é real e o que não passa de fantasia. Veja algumas mudanças simples nos seus hábitos culinários que podem tornar suas receitas muito melhores para a saúde. E, claro, escolher produtos naturais em vez daqueles industrializados, como embutidos, ajuda e muito!


Verdade ou mito?

1 Panelas de alumínio contaminam os alimentos. 

✔ VERDADE: o metal está relacionado a doenças neurológicas e ósseas, e pode ser transferido à comida. Para reduzir a liberação desses elementos, antes de usar a panela pela primeira vez, ferva água nela cinco vezes seguidas.



2 Comida numa superfície de metal descongela mais rápido. 

✘ MITO: a base não interfere. O correto é deixar descongelar lentamente na geladeira,  sem colocar na água para acelerar o processo. 


3 Cortar verduras com a faca retira nutrientes desses produtos.

✔ VERDADE: o atrito com a faca rompe as fibras, diminuindo a quantidade e a qualidade dos nutrientes. O ideal seria rasgá-las. 



4 Cozinhar legumes no vapor faz bem à saúde.  

✔ VERDADE: como esse método não mergulha a comida na água, os nutrientes não ficam diluídos no líquido que será jogado fora no fim do cozimento. Eles ficam retidos nos alimentos. E o prato fica gostoso e macio, como os cozidos em água.



5 Comida feita no micro-ondas absorve ondas de radiação e pode causar câncer. 

✘ MITO: as micro-ondas não são prejudiciais. O que podem causar são queimaduras em caso de acidente.



6 Bater frutas e legumes no liquidificador não diminui os nutrientes dos alimentos. 

✔ PARCIALMENTE VERDADE: ocorre uma certa perda nutricional, porém ela pode ser minimizada se o suco ou creme for consumido imediatamente. 



7 As frituras feitas com azeite são mais saudáveis.

✘ MITO: apesar de ser um tipo de gordura boa, quando aquecido, o azeite sofre uma alteração na sua estrutura, que o torna saturado. É melhor consumi-lo frio, na finalização dos pratos. E nenhuma fritura é boa para sua saúde, afinal. 



8 É preciso deixar o feijão de molho antes de cozinhar.

✔ VERDADE: isso diminui o alto teor de ácido fítico – substância que prejudica a absorção de alguns minerais, como ferro e cálcio.