AnaMaria
Receitas AnaMaria / Alimentação

Fã de ovo? Veja dicas espertas para manter a casca protegida

Além de trazer benefícios para o corpo e a saúde, o ovo é aliado da dieta

Karla Precioso Publicado em 26/01/2019, às 17h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

Vai um ovinho aí? - Divulgação
Vai um ovinho aí? - Divulgação

O ovo, definitivamente, é uma boa pedida para a alimentação. A gema concentra uma boa dose de colina, nutriente valioso para a saúde do cérebro. O consumo adequado desse nutriente (126 miligramas por dia, quantidade encontrada em uma gema) diminui o risco de Parkinson e Alzheimer. 

Já as substâncias antioxidantes ajudam a evitar o envelhecimento precoce das células, afastando o aparecimento de rugas, além de reduzir o risco de hipertensão. Para comprar um produto de melhor qualidade, confira nossas dicas:

  • Na hora da compra, verifique a data de validade e o selo oficial de inspeção estampados na embalagens. Fique de olho também no aspecto da casca e adote cuidados no armazenamento e preparo: A casca deve estar limpa e sem trincas ou rachaduras.
  • Guarde os ovos na geladeira, mas evite a porta. Os movimentos de abre e fecha podem quebrá-los. Coloque-os mais no fundo do eletrodoméstico e dentro de um recipiente que impeça o contato com os demais alimentos.
  • Não lave antes de levá-los à geladeira. A umidade na casca pode favorecer a entrada de microrganismos. Lave e seque-os com papel absorvente só na hora de usar.
  • Nunca consuma ovos que apresentem quaisquer rachaduras na casca.
  • Para saber se eles ESTÃO FRESCOS, basta colocá-los em uma tigela com água fria: Se FLUTUAR, está velho. Se AFUNDAR, está fresco.