AnaMaria

Receita de Canja de Frango Mediterrânea

Veja como preparar essa receita cheia de sabor

Da Redação Publicado em 18/06/2021, às 12h00

Canja de Frango Mediterrânea - Divulgação
Canja de Frango Mediterrânea - Divulgação

Nesses dias mais frios, nada melhor que preparar uma sopinha, né? E essa aqui, elaborada pelo Chef Felipe Caputo, é de dar água na boca. Confira!

INGREDIENTES
Para o frango desfiado:
300grs de peito de frango sem osso
1 cebola médias picadas em cubos pequenos
1 tomate picado em cubos pequenos sem sementes
1 dentes de alho picados ou amassados
1/2 colher de chá de sal
Pimenta do reino a gosto
½  colher de chá de açafrão ou cúrcuma
½  colher de chá de páprica picante
½  colher de chá de páprica doce
1/3 de maço de salsinha picada
1/3 de maço de cebolinha picada
1/3 xícara de vinho branco seco
Azeite Extra virgem
Para a canja:
300grs de quinoa cozida
230grs de frango desfiado
Marinada do frango
2 ovos cozidos 6 minutos
½ cenoura picada em cubos pequenos
1 abobrinha picada em cubos pequenos sem sementes
½ maço de alho poro picado
½ maço de salsinha picada
½ colher de sopa de manteiga ghee
Páprica picante a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto

MODO DE PREPARO
Tempere os peitos de frango com sal, pimenta do reino, vinho branco seco, as pápricas, açafrão, sal pimenta do reino e 3 colheres de sopa de azeite. Deixe o frango nessa marinada por pelo menos 40 minutos. Obs: não furar o frango. Ferva um caneco com 500 ml de água. Em uma panela de pressão adicione 4 colheres de sopa de azeite extra virgem, em fogo alto, adicione a cebola, o alho picado e refogue os peitos de frango temperados até ficarem “dourados” por fora. Adicione o tomate picado, a salsinha, cebolinha e cubra com água quente – o suficiente apenas para cobrir os frangos. Adicione sal e pimenta do reino a gosto. Tampe a panela de pressão e cozinhe em fogo alto. Após pegar pressão cronometre 20 minutos. Retire a pressão da panela, verifique se o frango está bem cozido e desmanchando. Retire o caldo da panela e reserve. Tampe a panela de pressão com os frangos dentro – sem caldo. Com as duas mãos sacuda a panela com força para frente e para trás durante 1 minuto. Abra a panela e verifique se o frango esta bem desfiado. Retire os ossos. Misture o frango desfiado no caldo reservado.
Canja: Em uma panela larga e de fundo grosso, adicione a manteiga ghee, a cenoura, abobrinha o alho poró, alho e cebola e refogue em fogo médio por 3-4 minutos misturando sempre. Salpique sal e pimenta do reino. Adicione o frango já desfiado e a marinada do frango.
Adicione mais 100ml de água. Tampe e cozinhe por 5 minutos até apurar todo o sabor. E, por último, adicione a quinoa. Misture as salsinhas picadas. Finalize com ovos perfeitos por cima e a páprica.
Ovo 6 minutos: Coloque uma vasilha funda com água para ferver. Quando a água começar a ferver, coloque os ovos e marque 6 minutos. Coloque um bowl ou vasilhame com água fria e gelo. Após os 6 minutos, retire os ovos e coloque nessa água. Descasque e reserve.
Montagem: Em um prato fundo para sopa – sirva. Finalize com queijo parmesão ralado fino, raspas de limão, páprica e ervas da sua preferência. Por cima, coloque o ovo partido ao meio.