AnaMaria
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaSpotify AnaMaria

Mousse de chocolate perfeita: veja dicas preciosas de como preparar a sobremesa

Confira dicas imperdíveis de como preparar uma mousse de chocolate perfeita

Da Redação Publicado em 28/02/2020, às 08h00

O preparo é uma ótima opção para os dias mais quentes - Divulgação/Marcelo Resende
O preparo é uma ótima opção para os dias mais quentes - Divulgação/Marcelo Resende

Mousse de chocolate é uma delícia e é sempre uma boa opção de sobremesa, para qualquer ocasião. Nesse calor, então, ele garante um doce leve e muito saboroso

Pensando em ajudar no preparo dessa receita, a culinarista de Receitas Nestlé, Miriam Chagas, esclarece cinco dúvidas sobre o doce, que ajudam a criar uma mousse perfeita. 

Confira!

COMO FAÇO PARA A MOUSSE FICAR MAIS AERADA?
A aeração da mousse é resultado da correta preparação de sua base, que, nesse caso, são as claras que ao serem batidas incorporam ar. Não existe modo de aumentar essa areação, mas seguindo o modo de preparo corretamente (aquecimento, batedeira e geladeira), garantimos que a mousse ficará aerada.

Entre os procedimentos no preparo, é importante se atentar ainda no momento de misturar as claras. O processo deve ser feito delicadamente.

Quanto ao derretimento do chocolate, deve ser levado em conta que, ao colocar o creme de leite, o chocolate não deve estar em grumos, isso dá um resultado ruim e a mousse não ficará lisinha. Além disso, assim que acrescentar e finalizar esse processo, a mistura deve ir pra geladeira imediatamente, bem tampada.

POSSO FAZER A MOUSSE COM ACHOCOLATADOS OU CHOCOLATE EM PÓ?
É possível, acrescentando a gelatina. No entanto, recomendamos utilizar o chocolate em barra, pois, além do sabor, ajuda na estruturação da mousse. Você pode utilizar o tipo de sua preferência, como ao leite ou meio amargo.

COMO FAZER PARA A MOUSSE NÃO FICAR MOLE?
É preciso sempre respeitar a quantidade de ingredientes e modo de preparo. Por exemplo, se usar menor ou maior quantidade de qualquer um dos ingredientes, a receita ficará desbalanceada, o que pode prejudicar sua estrutura. Além desses cuidados, o tempo de batedeira e o tempo de geladeira são fundamentais para uma textura perfeita.

DÁ PARA SUBSTITUIR O OVO?
É possível utilizar o chantlly batido na mesma proporção do creme de leite para substituir as claras em neve. O resultado é uma mousse menos aerada, mas é uma boa opção para quem não pode consumir ovos.

TODA RECEITA DE MOUSSE UTILIZA O OVO CRU?
Recomendamos aquecer as claras em fogo baixo por cerca de 3 minutos, tirando a panela do fogo de minuto em minuto para não cozinhar as claras.

RECEITA DO MOUSSE PERFEITO (por Receitas Nestlé)
Ingredientes

  • 1 lata de creme de leite
  • 200 g de chocolate meio amargo picado
  • 3 claras
  • 3 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo
Em uma panela em banho-maria, aqueça o creme de leite. Junte o chocolate e mexa até que fique uma mistura homogênea. Reserve. Em uma panela, misture as claras e o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo vigorosamente sem parar, por cerca de 3 minutos, tirando a panela do fogo por alguns instantes a cada minuto, continuando a mexer, para não cozinhar. Transfira para uma batedeira e bata por 5 minutos ou até dobrar de volume. Misture levemente ao creme de chocolate. Coloque em taças e leve à geladeira por cerca de 3 horas. Decore com cerejas, chantilly ou raspas de chocolate.