AnaMaria
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaSpotify AnaMaria

Receita de Sukiyaki

Da culinária japonesa, o Sukiyaki Wagyu serve 4 pessoas

Da Redação Publicado em 20/05/2022, às 14h25

Sukiyaki Wagyu é um prato tradicional da culinária japonesa - Divulgação
Sukiyaki Wagyu é um prato tradicional da culinária japonesa - Divulgação

Prepare este prato, chamado Sukiyaki Wagyu, tradicional da culinária japonesa, desenvolvido pela chef Letícia Shiotsuka do restaurante TaBeTay. Esta delícia é maravilhosa para qualquer momento, principalmente para os dias mais frios. 

Ingredientes

200 g horenso ( espinafre japonês)

150 g moyashi (broto de feijão)

150 g tofu firme

150 g macarrão udon

200 g cogumelo shitake 

200 g cogumelo shimeji preto

100 g cogumelo paris

150 g alho poró

150g acelga

100g bok choy (acelga chinesa)

100g tomate cereja 

60 g manteiga 

40 g kamaboko naruto (massa de peixe cozida)

500 g filé mignon ou contrafilé fatiado finamente

200 ml molho shoyu

10g hondashi (tempero japonês à base de peixe)

200 ml sake seco

300 ml sake mirin

1,5 l água 

60 g açúcar 

7cm alga kombu

30g shitake seco

Modo de preparo:

1. Faça o caldo: coloque o pedaço de kombu e o cogumelo shitake seco de molho na água fria por 30 minutos. Leve a panela ao fogo baixo,adicione o hondashi e desligue antes de começar a ferver. Coe e adicione o shoyu, sake mirin e seco.

2. Reserve.

3. Higienize os vegetais. Corte o horenso e acelga em tiras de aprox. 4 cm, alho poró utilizar somente a parte branca em rodelas de 1 cm, bok choy ao meio e fatie o cogumelo shitake e paris com 0,5 cm de espessura e corte o talo do cogumelo shimeji para que eles fiquem soltos. Corte o tofu em cubos de 4cm. Corte o kamaboko em rodelas de 0,5 cm.

4. Cozinhe o macarrão Udon por aprox.8 min, escorra e reserve.

5. Coloque a manteiga numa panela própria para sukiyaki ou frigideira funda, sele as carnes fatiadas finamente e o alho poró, junte em um dos lados da panela.

6. Adicione a acelga,bok choy, os cogumelos, o tofu e o macarrão, arrumando de forma que fiquem em grupos separados na panela.

7. Regue com parte do caldo reservado e tampe a panela até que os vegetais estejam cozidos, adicione o horensô, moyashi , tomatinho cereja e o kamaboko, deixe mais alguns minutos e está pronto para ser consumido com arroz japonês.

Obs: À medida que a panela for esvaziando, vamos adicionado mais dos ingredientes e repetindo todo o processo. A ideia desse tradicional prato é de ir abastecendo a panela conforme as pessoas vão se servindo.

É de costume preparar este prato numa panela elétrica que não seja muito funda para que se possa arrumar os ingredientes separadamente e o caldo não transborde. Outra opção é utilizar uma frigideira.

{# Taboola Newsroom #}