AnaMaria

Torta banoffee vegana: uma opção saudável para seu dia

Torta banoffee vegana: uma opção saudável para seu dia

Da Redação Publicado em 23/03/2020, às 18h00

Tempo de preparo: 2 horas - Klacius Ank
Tempo de preparo: 2 horas - Klacius Ank

Confira esta receita desenvolvida pela chef Luísa Mendonça, da confeitaria Conflor!

Ingredientes:

Base:

150g de farinha de trigo
100g de farinha de amêndoas
125g de gordura de palma
 100g de açúcar demerara
30ml de água gelada

Recheio:

200g de açúcar demerara
145g de castanha de caju
300ml de água filtrada
4 bananas prata maduras
Canela para polvilhar

Chantilly:

1 grão de bico enlatado
 1 xícara de açúcar demerara
 200ml de leite de coco gelado

Modo de preparo:

1. Em um multiprocessador, adicione todos os ingredientes da base. Bata até a massa misturar bem, caso necessário adicione um pouco mais de água.

2. Coloque a massa em uma forma para torta, faça furos no fundo com o garfo e asse por 20 minutos à 180°. Deixe esfriar para rechear a torta.

3. Para o recheio: deixe a castanha de caju de molho por 8 horas. Depois descarte a água do molho, lave as castanhas e coloque no liquidificador com as 300ml de água. Bata até ficar bem liso.

4. Em uma panela com fundo grosso, caramelize o açúcar. Jogue o leite de castanha de caju no caramelo com cuidado e mexa sem parar, até engrossar o seu doce. Deixe esfriar.

5. Por último, prepare o chantilly. Escorra o grão de bico da lata, guarde ele para outra receita, aqui vamos usar apenas o líquido que conserva ele na lata.

6. Coloque o líquido da lata em um recipiente e deixe no congelador por 1 hora. Depois do tempo de espera, adicione o líquido na batedeira e bata por 10 minutos. Adicione o açúcar, e bata por mais 5 minutos, por fim coloque o leite de coco e bata por mais 5 minutos. Conserve na geladeira.

Para montagem da torta: Coloque o doce de leite de castanha de caju na base. Corte as bananas em rodelas e arrume lado a lado por cima do doce de leite de castanha. Polvilhe a canela. Espalhe o chantilly cobrindo a banana e finalize com raspas de limão siciliano e raspas de chocolate.