AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

4 causas de nariz tampado que todos devem saber!

Nariz entupido, embora seja algo simples pode causar prejuízo na qualidade de vida. Você sabe por que isso acontece? Descubra no texto de hoje.

Ilustração nariz entupido - FREEPIK
Ilustração nariz entupido - FREEPIK

Olá!

Com o outono, começa o sobe e desce da temperatura e lá vem o nariz entupido.

É um problema encarado como simples por muitas pessoas, porém vem com muito prejuízo de qualidade de vida. Você sabe por que isso acontece?

Para entender melhor os motivos, como sempre, vamos por partes! 

Por que o nariz entope? 

A congestão nasal pode ser causada por diversos fatores. No entanto, na maioria dos casos, está associada à presença de inflamação. Quando algo está errado e os tecidos nasais se inflamam, há uma dilatação das veias e um inchaço (chamado de edema) dos tecidos da região. 

Esse edema reduz a passagem de ar pelas narinas, o que resulta em outros sintomas como falta de ar e desconforto respiratório. 

Quais as principais causas do nariz entupido? 

1.Gripes e resfriados 

Uma das principais causas de nariz entupido são as gripes e/ou resfriados. Ambas causadas por vírus e associados a outros sintomas como espirros, dor no corpo, dores de cabeça e, por vezes, febre. O vírus causa uma infecção e inflamação no nariz, o que gera os sintomas. Seu tratamento consiste na administração de medicamentos chamados de sintomáticos, como analgésicos e anti-inflamatórios que aliviam a os sintomas e o desconforto respiratório. 

2.Rinite 

Outra causa muito frequente é a rinite, gerada por uma inflamação da mucosa nasal com causa alérgica ou não alérgica. No Brasil, a prevalência de rinite é de 26,6% entre crianças de 6-7 anos, 34,2% entre os adolescentes (13-14 anos) e 31,8% nos adultos. Dentre os sinais mais frequentes da rinite, podemos citar a obstrução nasal, coriza, coceira no nariz, espirros e até mesmo os sintomas oculares, como lacrimejamento, coceira e vermelhidão. 

3.Sinusite 

Na sinusite acontece inflamação tanto no nariz quanto nos seios da face, as cavidades de ar ao lado do nariz. A condição pode ser classificada pela sua duração como aguda (sintomas com duração menor a 30 dias) ou crônica (sintomas há mais de 3 meses). Também podemos separá-las pela causa como vírus, fungos e bacterianos.

Sua principal característica é a presença de muco, que fica retido na face, gerando dor e inflamação, obstrução nasal, redução do olfato e tosse.  

4-Desvio de septo nasal

O septo nasal é a estrutura que separa as narinas ao meio. É composta por cartilagem na região anterior e por osso na região mais ao fundo do nariz. Durante o crescimento esta estrutura pode apresentar desvios o que fará com que uma narina seja mais estreita que a outra. Esta condição favorece obstrução nasal e dificuldade respiratória. 

Deitou-se, tampou? 

Essa queixa é muito frequente: "quando eu deito meu nariz entope".  

A congestão nasal costuma aumentar ao nos deitarmos. Isso ocorre, pois, as veias do nariz não conseguem drenar o sangue tão bem quando estamos deitados, em comparação ao ficarmos em pé.

Assim, o nariz fica mais entupido durante o sono. Porém, quando essa obstrução é mais intensa e causa roncos e dificuldades de sono ela deve ser tratada. 

O que é bom para desentupir o nariz? 

O tratamento para o entupimento nasal dependerá da causa. No entanto, algumas dicas podem ajudar você a lidar melhor com essa situação, o que envolve adotar melhores cuidados respiratórios no frio e no calor.

São os seguintes: 

Lavagem com soro fisiológico; 

Umidificação do ambiente; 

Hidratação do organismo.

Ressalto aqui que medicamentos descongestionantes não podem ser utilizados sem a prescrição de um médico. É possível que eles funcionem por um período, mas percam a eficácia com o tempo, além de haver a possibilidade de efeitos colaterais. Portanto, o melhor é buscar o tratamento adequado para cada caso. 

Como vimos, o nariz entupido não é uma doença, e sim um sintoma de que algo não está tão certo assim com o seu sistema respiratório. Então, caso você fique com o nariz entupido com frequência, não deixe de consultar um otorrinolaringologista.

Dra. Maura Neves (@dra.mauraneves) é formada na Medicina pela Faculdade de Medicina da USP, com residência em Otorrinolaringologia pelo HC- FMUSP, fellow em Cirurgia Endoscópica pelo HC- FMUSP, doutorado pela Faculdade de Medicina da USP e médica assistente do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo -SP. Aqui em Ana Maria, quinzenalmente, publica um conteúdo novo sobre a saúde do ouvido, nariz e garganta.