Calcanhar rachado nunca mais mesmo

Especialista ensina receitas caseiras para recuperar a pele dos pés em uma semana

Izabel Duva Rapoport

Calcanhar rachado nunca mais mesmo | <i>Crédito: iStock
Calcanhar rachado nunca mais mesmo | Crédito: iStock
Com o inverno prestes a bater à nossa porta, é hora de cuidar da pele para evitar o ressecamento, principalmente dos calcanhares, que ficam ásperos e podem rachar. “O banho quente elimina a gordura da primeira camada da pele, que ajuda na hidratação”, diz a dermatologista Larissa Viana. Porém, há ainda outros fatores que causam fissuras: sobrepeso, caminhadas sem sapato, calçados abertos e pés sem curvatura adequada. Mas o imbró- glio não é só estético. “Pode ser sinal de problema vascular, diabetes descontrolada ou micose, além de portas abertas para infecções bacterianas”, alerta a médica. Então, apareceu rachadura, corra para o dermatologista. Se não for doença, a solução está nas receitas que a especialista ensina nesta matéria.

Óleo de coco anti-inflamatório 
Você vai precisar:
◗ Óleo de coco 
◗ Água morna 
◗ Pedra-pomes 
◗ Filme plástico 
◗ Hidratante

Aplicação 
Nos calcanhares secos e limpos com água morna e sabão, esfregue pedra-pomes por alguns minutos para retirar a pele ressecada. Em seguida, lave com água corrente e seque. Nas fissuras e locais doloridos, aplique o óleo de forma generosa e massageando. Enrole o filme plástico no pé e deixe agir por uma hora. Remova o filme e tome banho. Finalize com um hidratante de sua preferência. 

Frequência
Três vezes na semana.

Açúcar mascavo preventivo
Fazer uma esfoliação natural no calcanhar semanalmente, além de evitar a formação de rachaduras, pode tratar as que já estão instaladas.

Você vai precisar
◗ 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo 
◗ 3 colheres (sopa) de óleo de coco ou mel 
◗ 1 bacia com água morna.

Aplicação
Misture o açúcar e o óleo de coco ou mel até ficar cremoso. Reserve. Mantenha os pés na bacia com água por 20 minutos. Sem secar os pés, aplique a mistura com movimentos circulares e suaves. Em seguida, lave os pés com água e sabão, e aplique um hidratante.

Frequência
Uma vez por semana.

Banana-verde cicatrizante
A casca da fruta possui leucocianidina, um princípio ativo cicatrizante e que ajuda a tratar a fissura do calcanhar

Você vai precisar
◗ 1 banana-verde com bastante líquido na casca 
◗ Água morna

Aplicação
No calcanhar limpo com água morna e sabão, esfregue a casca da fruta. Deixe agir por 15 min. Lave com água morna. Aplique água fria para melhorar a circulação.

Frequência
Cinco dias na semana.

Escalda-pés tradicional
Você vai precisar
◗ 4 colheres (sopa) de sal grosso 
◗ Água quente e fria 
◗ 8 gotas de essência de menta ou camomila

Aplicação
Deixe os pés de molho em um balde com água quente, sal e a essência por 15 min. Depois, coloque-os em outro balde com água fria por 10 min. para melhorar a circulação.

Frequência
Todos os dias durante uma semana.

Atenção
Pessoas com hipertensão não devem utilizar este método caseiro.

Mel hidratante
Você vai precisar
◗ 1 xícara (chá) de mel 
◗ ½ balde de água morna

Aplicação
Mergulhe os pés na água com mel por 15 min. Depois, lave e seque-os.

Frequência
Três vezes na semana.

Dica
duas vezes por semana, esfregue pedra-pomes no calcanhar antes de lavá-lo. 

Mamão esfoliante
Você vai precisar 
◗ 1 mamão 
◗ ½ limão

Aplicação
Retire as sementes e amasse o mamão até virar um purê. Misture o limão. Aplique nas rachaduras e guarde o resto na geladeira. Aguarde 15 min. Lave os pés e finalize com um hidratante.

Frequência
Todo dia por uma semana.

Para prevenir... 
... beba 15 copos de água por dia! ... ingira ômega 3. Onde encontrá-lo: linhaça, chia, nozes e peixes como sardinha, salmão e atum. “Existem cápsulas de ômega- 3, e devem ser consumidas apenas sob orientação médica”, aconselha a especialista.

Posso usar lixa nos pés? 
“Se remover demais a camada de células mortas, o organismo reagirá e produzirá uma pele ainda mais grossa. O ideal: usar lixa descartável a cada 15 dias. E com delicadeza”, alerta Larissa.

Hidratantes para comprar 
Cremes com silicone, parafina, óleo de amêndoa, aloe vera ou ureia são os mais indicados. “Os melhores são os que têm 20% de ureia”, afirma. Gestantes só podem usar fórmulas com apenas 3% de ureia. Após passar o creme, coloque um filme plástico nos pés na hora de dormir ou use uma meia de algodão. 

17/07/2017 - 14:00

Conecte-se

Revista Ana Maria