AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Unhas fracas e quebradiças? Dermatologista explica causas e tratamentos

O tratamento vai depender da causa de base, além da correção de hábitos errados

Da Redação Publicado em 31/05/2023, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Uso contínuo de esmaltes pode deixar suas unhas fracas e quebradiças. - Allisson Christine/Unsplash
Uso contínuo de esmaltes pode deixar suas unhas fracas e quebradiças. - Allisson Christine/Unsplash

Unhas fracas, ressecadas e quebradiças é um problema que incomoda muitas pessoas. As causas são variadas, mas costumam ir de doenças como anemia, hipotiroidismo, diabetes e déficits nutricionais, passando por hábitos errados, como retirada excessiva da cutícula, roer unhas, uso contínuo de esmaltes e utilização de produtos químicos sem proteção.

Segundo o dermatologista José Roberto Fraga Filho, diretor clínico da clínica Dermagynus, retirar as cutículas em excesso, bater de forma repetitiva na unha, usar esmaltes sem fazer pausas e, principalmente, roer unhas, são os hábitos prejudiciais mais comuns.

“O tratamento vai depender da causa de base, corrigir hábitos errados e, em casos de patologias, corrigir a doença, que geralmente está associada a anemia, hipotiroidismo e déficit nutricional. Além disso, suplementar com a vitamina B7, também chamada de Biotina, e não podemos esquecer do Zinco, Ferro, entre outros”, explica o dermatologista.

SAÚDE NO PRATO

Para deixá-las fortes e saudáveis, a orientação do médico é investir em uma alimentação rica em nutrientes, vitaminas e minerais encontrados nas carnes vermelhas, ovos, laticínios, feijão, verduras de folha escura e frutas ricas em vitamina C, retirar hábitos errados da sua rotina, como os descritos acima, e evitar o uso de removedores a base de acetona - que, por ser um produto químico, pode piorar a fragilidade das unhas.

“Hidratação diária nas unhas é um hábito que poucos fazem, mas que vem a ajudar muito nos casos de unhas frágeis. Inclusive, você pode usar o mesmo hidratante que usa na face ou no corpo, o importante é criar o hábito e usar diariamente”, destaca Fraga.

O esmalte, como todo produto químico, leva a uma agressão a unha deixando-a fracas e ressecadas. Assim, a recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia é deixar suas unhas sem esmalte pelo menos durante uma semana por mês. Na impossibilidade, o recomendado é dar uma pausa de dois dias entre uma esmaltação e outra.