AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Carreira / VEM AÍ

Madonna em Copacabana mostra como o Brasil ganha relevância no mercado internacional

Músicas, ritmos e artistas brasileiros têm sofrido um processo de internacionalização, afirma Jeff Nuno, CEO da Lujo Network

Madonna em Copacabana reflete como Brasil tem conquistado a indústria musical internacional - Divulgação
Madonna em Copacabana reflete como Brasil tem conquistado a indústria musical internacional - Divulgação

O Brasil está prestes a receber uma das maiores cantores de pop dos últimos tempos para um show histórico. No próximo dia 4, Madonna fará um show gratuito na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. O evento deve contar com 2 milhões de espectadores presenciais, além da participação de cantores nacionais e possíveis homenagens à artistas e à cultura brasileira.

A apresentação de Madonna em Copacabana ressalta um processo que tem acontecido com cada vez mais intensidade no Brasil: a aproximação do mercado musical nacional com artistas internacionais, algo que tem ajudado a chamar a atenção de agentes estrangeiros para a cultura brasileira.

Isso porque os artistas e ritmos nacionais têm conquistado um grande destaque internacionalmente nos últimos anos, como explica Jeff Nuno, especialista em distribuição digital internacional de músicas e CEO da empresa Lujo Network.

Anitta afirma que é tratada melhor fora do Brasil

"Cantores brasileiros estão colaborando com artistas estrangeiros, enquanto músicas internacionais trazem ritmos brasileiros, como o funk. Além disso, o Brasil se tornou um destino frequente em turnês de diversos artistas de fora do país. É o caso do show da Madonna”, diz à AnaMaria.

Depois de um longo período em que os shows foram paralisados por causa da pandemia, diversos artistas internacionais têm recuperado o tempo perdido e procurado trazer suas turnês para o Brasil. É o caso de The Weeknd, Taylor Swift, Harry Styles, RBD e vários outros. Se não dá para trazer a turnê, eles fazem questão de agradar os fãs de alguma forma especial, seja com um vídeo viral nas redes sociais, como fez Bruno Mars, ou com uma breve e rápida aparição surpresa, como fez Beyoncé em sua vinda à Bahia.

O movimento contrário também pode ser notado. Tanto que, Anitta tem focado sua carreira para o exterior e até mesmo lançou um álbum de funk majoritariamente em inglês para mostrar a cultura brasileira à nível internacional. Ludmilla, por sua vez, tem apostado em parcerias com estrangeiros e, recentemente, se apresentou no festival Coachella, na Califórnia.

Ludmilla comemora anúncio em festival internacional de música

“Essa interação cultural contribui bastante para ampliar a visibilidade da música brasileira no cenário global e traz mais oportunidades para os artistas brasileiros. Mas apesar desse impulso positivo, é preciso contar com uma preparação, com profissionais, com estratégias de marketing e distribuição e etc., que ajudem a aumentar as suas oportunidades fora do país”, explica Jeff.

Ludmilla ganha medalha por serviços relevantes à causa pública

INTERNACIONALIZAÇÃO DE CARREIRA

Madonna em Copacabana para o show especial que vai encerrar a 'Celebration Tour' - turnê que celebra seus 40 anos de carreira - é uma demonstração muito simbólica para o movimento de internacionalização da música brasileira, explica Jeff Nuno.

“Madonna é uma das maiores cantoras vivas atualmente e tem uma parceria com uma artista nacional, a Anitta, em funk, mostrando muito claramente o quão longe a música e a cultura brasileira está chegando, mas também ressalta um ótimo exemplo de gestão de carreira e construção de imagem em uma artista tão relevante”, afirma. Para o especialista, o movimento de internacionalização de músicas e artistas brasileiros só tende a crescer nos próximos anos.

O show de Madonna em Copacabana acontece no dia 4 de maio e poderá ser assistido nos mais de dez telões espalhados pela praia. Quem não puder assistir presencialmente, poderá acompanhar pela transmissão ao vivo da TV Globo.

LEIA MAIS:

DJ Diplo irá abrir o show de Madonna no Rio de Janeiro
Palco de Madonna no Rio de Janeiro terá 812 metros quadrados