AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dicas de Beleza / CONTRA OS PADRÕES

Fabi Gomes, nova maquiadora do Esquadrão da Moda, afirma: 'Sou avessa aos padrões de beleza'

Estreante no programa do SBT e com passagens por várias semanas de moda, Fabi Gomes conta quais são suas propostas para as novas participantes da atração

Fabi Gomes, nova maquiadora do Esquadrão da Moda, é avessa aos padrões de beleza - Rogerio Pallatta/SBT
Fabi Gomes, nova maquiadora do Esquadrão da Moda, é avessa aos padrões de beleza - Rogerio Pallatta/SBT

Depois de 14 anos no ar, o 'Esquadrão da Moda' ganhou uma nova maquiadora para compor seu elenco: Fabi Gomes. Com uma carreira consolidada, que inclui passagens por várias semanas de moda e assinatura de diversos editoriais, ela afirma ser avessa aos padrões de beleza impostos pela sociedade.

Fabi Gomes conhece Vanessa Rosan há mais de 20 anos e assumiu o lugar da amiga no programa do SBT, que está repaginado nesta temporada. Ela afirma ser um novo 'Esquadrão'. "Abandona a ideia da crítica e do xoxo quanto às escolhas e ao gosto das participantes, e vai para um lugar de validação, de conversa e de troca. Parte de uma proposição ao invés de uma imposição", diz à AnaMaria.

Não será diferente no setor de beleza do programa. Fabi pretende descobrir o que cada participante tem de melhor. "Gosto muito de pensar na substituição da palavra ‘transformação’ e de trabalhar com a palavra ‘revelação’ da beleza. Fico muito contente em entrar para o programa num momento tão especial", afirma.

A nova proposta do 'Esquadrão' mostra ser um desafio para a maquiadora, que pretende oferecer seu melhor e se concentrar apenas na participante de cada episódio, a quem considera ser a estrela da atração.

"Talvez o maior desafio seja tentar não ficar permeável aos ruídos que podem orbitar um projeto desse tamanho e me ater ao momento, à conexão com aquela pessoa, e entender o que que ela está buscando ali e o que que eu posso oferecer. Como a gente pode construir algo juntas e que vá funcionar depois na vida dela. Como produzir ecos e aproveitar essa breve convivência", destaca.

AVESSA AOS PADRÕES

Trabalhando no mercado de beleza há anos, Fabi Gomes frisa que é avessa aos padrões da sociedade. "Não sou muito simpática à ideia da imposição de padrões, especialmente quando se referem a uma certa estética de branca, apolínea. A beleza é um dos lugares de onde vem máximas carregadas de preconceito como ‘pele de rica’, ‘pele de garota’. Não fica difícil perceber um certo preconceito de classe e um perfume forte de etarismo. Por essas e outras, sou bem avessa a padrões desde sempre", explica.

Ainda que seja contra, Fabi reconhece que também é vítima dos padrões e, por isso, busca maneiras de ignorá-los para conseguir ajudar e trabalhar com outras pessoas na área. "Estar atenta, lidar e tentar elaborar isso faz parte de um trabalho pessoal que começa comigo, um trabalho de subjetivação que me ajuda nessa troca com as pessoas em relação a esses padrões, a propor questionamentos, ter conversas que talvez ajudem a desmontar um pouquinho essas armadilhas", diz.

Bastam alguns minutos nas redes sociais para perceber a quantidade de conteúdo que exaltam os padrões de beleza. É justamente por essas plataformas serem mutáveis que os padrões e tendências mudam frequentemente.

"A gente percebe algumas mudanças mais sensíveis na estética quando se faz uma análise temporal um pouco mais ampla. Mas não nessa velocidade que o ritmo das mídias sociais, por exemplo, dita. Honestamente acho que tem bastante groselha, muita baboseira para gerar venda e clique. Quase sempre, é cilada!", alerta Fabi.

É com esse entendimento que a maquiadora pretende ajudar as participantes do 'Esquadrão da Moda'. "Acho fundamental entender que mulher é aquela com a qual eu estou falando. Quais são as condições que temos para reproduzir aquilo que trabalhamos. Para que ela possa se beneficiar de fato daquele momento, para que aquilo não vire só uma um momento de Cinderela", afirma.

Ela diz que suas dicas partem da interação com cada participante do programa e da familiaridade que elas têm com produtos de maquiagem. Outro ponto que Fabi reforça é: não é preciso itens caros para conseguir uma produção bonita.

"Não, não, não! Se fosse assim, a gente estava perdida, né? Tem muita marca de valor acessível, muito democráticas e com produtos de alta qualidade e performance", garante.

Leia mais:

O que o mercado de beleza brasileiro precisa para ser valorizado?

5 vozes femininas do mercado da moda e de beleza para conhecer