AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dicas de Beleza / TATUAGENS E PIERCINGS

Dá para remover? Veja mitos e verdades sobre tattoos e piercings

Sinônimos de estilo para algumas pessoas, tattoos e piercings ainda possuem alguns tabus e também envolvem mitos e verdades quanto à pele

Conheça os mitos e verdades sobre tattoos e piercings - Unsplash
Conheça os mitos e verdades sobre tattoos e piercings - Unsplash

Por mais que ainda sejam um tabu, tattoos e piercings se tornaram sinônimos de estilo para quem quer incrementar o visual - de maneira permanente. As dúvidas sobre o assunto são várias, ainda mais quanto à pele. Dói? Pode causar traumas? Causam irritação?

À AnaMaria, a dermatologista Bruna Morassi, do CEJAM (Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim), listou os mitos e verdades sobre tattoos e piercings que você precisa conhecer. Veja a seguir!

1. TATTOOS E PIERCINGS PODEM CAUSAR TRAUMAS NA PELE

VERDADE! Seja decorativas ou de maquiagem, as tatuagens podem causar uma resposta inflamatória aguda transitória. Ou seja, podem ocorrer dores, formação de bolhas, crostas e pequenos sangramentos. O organismo ainda pode responder com pus e febre nos casos mais graves.

Vale lembrar que essas reações alérgicas, muitas vezes, estão relacionadas com um tipo de pigmento, principalmente o vermelho. Além disso, essas irritações não têm um momento certo para se manifestar. Ou seja, pode ser logo após a tatuagem ou depois de anos.

Com os piercings não é muito diferente. Os traumas podem ser: sangramento local, infecções bacterianas e até transmissões virais, como a hepatite, se o material não for esterilizado na perfuração.

Ele ainda pode provocar irritações na pele e inchaço, se você tiver alergia ao metal. Por isso, dê preferência ao uso de metais como titânio ou aço inoxidável cirúrgico nos piercings. Não se esqueça de procurar um estúdio seguro e confiável para fazer a perfuração.

Já para evitar tais traumas, o ideal é ter o máximo de cuidado nos primeiros dias após realizar tattoos e piercings. “Eles devem ser lavados diariamente três vezes ao dia com água corrente e sabonete antiséptico. Em locais de mucosa, como língua, o paciente deve usar enxaguante bucal após a ingestão ou consumo de qualquer produto - exceto água”, afirma Bruna.

2. DÁ PARA REMOVER A TATUAGEM

VERDADE! Existem tecnologias que facilitam o processo de remoção de tatuagem, como o laser. "Geralmente, os mais utilizados são o Q-switched, laser ablativo e laser em picossegundos", explica a dermatologista.

Mas, vale destacar que o procedimento pode causar desconforto. "Alguns sentem a mesma dor de tatuar e outros podem ter uma dor mais intensa", afirma.

O número de sessões para remover uma tattoo varia. Isso porque depende do tipo de pele do paciente e da tatuagem em questão. "Pode levar de seis a 20 sessões. Como são procedimentos que envolvem tecnologia, geralmente seu valor é mais elevado", frisa Bruna.

Além disso, é possível tatuar no mesmo lugar novamente. Entretanto, é preciso esperar a cicatrização da pele depois da última sessão. De acordo com a especialista, este período pode ser de oito semanas para mais.

5 dúvidas frequentes sobre remoção de tatuagem

Victoria Beckham apagou tatuagem que homenageava o marido

3. IRRITAÇÕES NA PELE SÓ OCORREM DEPOIS DA PERFURAÇÃO

MITO! Existem alergias de contato ao metal. Isso quer dizer que um simples contato com o material utilizado pode desenvolver uma irritação ao longo de meses ou anos. Nesses casos, é comum que o local do piercing fique vermelho, podendo apresentar coceira e descamação.

4. QUEM TEM DOENÇA NA PELE PODE FAZER TATUAGEM NATURALMENTE

MITO! Os pacientes que já têm doenças dermatológicas não podem fazer tattoos e piercings. No entanto, cada caso deve ser avaliado individualmente com um dermatologista.

5. FAZER TATTOOS E PIERCINGS EM ÁREAS ESPECÍFICAS PODE OFERECER RISCOS

VERDADE! Umbigo e orelha são as regiões com maiores complicações para piercing. Mas, os casos de problemas mais graves e arriscados são língua e região genital. Quanto às tatuagens, mucosas oral e genital são consideradas locais contaminados e, portanto, apresentam maior risco.

Jovem fica paraplégica após complicações com piercing

Aos 50 anos, Luiza Ambiel faz tatuagem íntima

6. EXISTEM LUGARES QUE OFERECEM MAIS RISCOS PARA SURGIMENTO DE QUELOIDE

VERDADE! Tattoos e piercings na orelha, ombro e peito são mais propensos a queloides. Lembrando que é mais frequente em pessoas de 10 a 30 anos, porém, no geral, pode acontecer com qualquer pessoa.

7. DÁ PARA MELHORAR A CICATRIZAÇÃO DA PELE

VERDADE! Além dos cuidados locais com tattoos e piercings e do uso de pomadas cicatrizantes, é ideal evitar o consumo de álcool e cigarro, além de manter uma dieta balanceada.

Vale ressaltar que hipertensão, obesidade, diabetes e doenças autoimunes também podem interferir no processo de cicatrização. Logo, elas devem ser controladas antes dos procedimentos.

"Quanto a dieta, não há clara evidência ainda, porém, ômega 3 (presente em alimentos como salmão, atum), quercetina (presentes em cebolas, maçã e frutas vermelhas) e fitosterol (presente em abacate e grão de soja) podem beneficiar os pacientes", diz Bruna.

O uso de protetor solar é essencial nas tatuagens, uma vez que a exposição inadequada ao sol pode comprometer a qualidade estética do desenho, prolongar o tempo de cicatrização e aumentar o risco de complicações.

Veja mais:

Descubra qual estilo de tatuagem combina com sua personalidade

Confira dicas para deixar sua tatuagem mais bonita à longo prazo