AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dinheiro / CARRO NA GARAGEM

Carro por assinatura: vale mais a pena do que comprar um veículo?

Conheça o serviço de carro por assinatura e saiba se vale a pena para você

Conheça o serviço de carro por assinatura e saiba se vale a pena para você - Imagem │Unsplash
Conheça o serviço de carro por assinatura e saiba se vale a pena para você - Imagem │Unsplash

Serviços de assinatura fazem parte do cotidiano e estão disponíveis de diversas formas: vinhos, streaming, cosméticos e muito mais. Agora, essa modalidade de consumo também está se tornando popular para os veículos. Uma pesquisa realizada pela KPMG sugere que a novidade veio para ficar. As projeções revelam que até 2025 cerca de 25% dos consumidores desse setor optarão por serviços de assinatura. 

O carro zero na garagem é um dos bens de consumo mais desejados pelos brasileiros, não apenas pelo conforto, também pela tecnologia oferecida pelos veículos mais modernos. Mas faz sentido assinar um carro ao invés de comprá-lo? 

AnaMaria te conta quais são as vantagens do carro por assinatura e o que deve ser ponderado na hora de bater o martelo. 

BUROCRACIA

O sentimento do consumidor em relação à propriedade do veículo mudou para os brasileiros, refletindo o crescimento da tendência. Se por um lado as pessoas ainda têm certo apego à condição do carro próprio, a burocracia na hora de fechar o negócio — e manter o carro — é um dos reveses de comprar um veículo. 

Essa é uma das vantagens do serviço de carro por assinatura. De acordo com Luiz Bonini, Chief Growth Officer da Turbi, locadora de veículos 100% digital, não é preciso se preocupar com questões como licenciamento, IPVA ou o incômodo das cotações anuais para renovação de seguro. 

Além disso, ele destaca que o modelo de assinatura proporciona uma solução abrangente, que inclui assistência 24 horas, manutenção, seguro, carro reserva, e a gestão da documentação e IPVA.

Carro por assinatura: vale mais a pena do que comprar um carro?
Imagem│Unsplash

CHEIRINHO DE CARRO ZERO

A possibilidade de alugar um carro não é novidade no mercado de automóveis. Em 2023, o faturamento bruto do setor de aluguel de veículos cresceu 22% no Brasil, saltando de R$ 36,8 bilhões em 2022 para R$ 44,9 bilhões.

A principal diferença entre o carro por assinatura e a locação é que os veículos de assinatura são todos novos (0km) com uma duração de contrato pré-definida (12–48 meses). Isso quer dizer que o motorista terá, sempre que desejar renovar o contrato, um carro zero na garagem, e poderá usufruir da tecnologia de carros mais novos. 

VALE A PENA?

Um relatório da BTG Pactual que compara o custo da assinatura do carro com a aquisição do mesmo veículo por financiamento, concluiu que o modelo de assinatura é em média 40% mais barato do que financiar o mesmo veículo. No caso da compra à vista, a economia gira em torno de 14% — considerando os contratos com duração de 24 meses.

Os preços dos carros subiram exorbitantemente nos últimos cinco anos. Um levantamento feito pela consultoria Jato aponta que entre os anos de 2018 e 2023, o valor médio do carro novo no Brasil saltou 89,8%. Se você tem o dinheiro para adquirir o automóvel à vista, é válido fazer a seguinte análise: se você investir esse montante, o rendimento pagará a conta da assinatura? 

O assinante não precisará se preocupar com o valor de entrada do automóvel, já que o serviço de carro por assinatura tem pagamento de parcelas fixas mensais, ou seja, não há reajustes de valor durante a vigência do contrato. 

Carro por assinatura: vale mais a pena do que comprar um carro?
Imagem│Freepik

Para facilitar a vida do consumidor, a Turbi lançou uma calculadora que realiza a comparação de todos os custos atrelados à compra de um veículo. Batizada de ‘Comprar ou Assinar’, ela oferece ao usuário a opção de realizar de forma automatizada o cálculo para os veículos mais vendidos no mercado.

Leia também: 

Conheça os golpes na compra e venda de carros usados e veja como evitá-los

Vale a pena ter uma película antivandalismo no carro? Nossa colunista testou