O que vale mais: compra mensal ou ir ao supermercado toda semana?

Ao se organizar, é possível reduzir muito os custos e evitar gastos desnecessários.

sábado 23 fevereiro, 2019
Como planejar a compra?
Como planejar a compra? Foto:Shutterstock

Em primeiro lugar, parabéns pela pergunta! Muitas pessoas costumam comprar sem planejamento ou pesquisa de preço, e o fato de você questionar isso demonstra preocupação com os gastos e a organização das contas, o que é essencial para uma vida financeira saudável e equilibrada! 

Agora vamos à dúvida: normalmente, compensa mais realizar as compras apenas uma vez no mês. Isso porque, evitando idas frequentes ao supermercado, você reduz a possibilidade de fazer compras por impulso. 

Veja mais

Além disso, comprando em maior quantidade dá para aproveitar preços mais atrativos praticados por supermercados atacadistas. Mas, para que a estratégia da compra mensal funcione bem, é importante ter organização e planejamento – e isso começa pelas suas contas. Antes de ir ao mercado, organize as finanças e determine a quantia máxima que pode gastar. 

Para não ultrapassar, leve consigo uma calculadora ou vá somando os itens no celular, evitando surpresas quando chegar ao caixa. Uma boa forma de se basear para definir esse limite é analisar seu gasto médio com supermercado nos meses anteriores.  Anotar em uma planilha ou caderno sua renda familiar e os demais gastos que terá ao longo do mês a ajudam a decidir se a quantia condiz com sua realidade financeira ou não.

Outro fator importante é a lista de compras. Ir ao supermercado sem saber exatamente o que precisa é furada. Então, antes de sair de casa verifique seus armários, liste os produtos e quantidades que precisará naquele mês e se atenha à lista!

Pode ser que você não consiga comprar tudo de uma só vez por causa de itens de hortifrúti ou algumas carnes. Mas, se organizando, é possível reduzir muito os custos e evitar gastos desnecessários.

HÁBITOS QUE ECONOMIZAM
Vá às compras com tempo e calma. Isso vai ajudá-la a comparar melhor os preços e escolher os produtos mais adequados ao que precisa. Evite levar crianças: elas são influenciadas de forma mais fácil pelas propagandas e o apelo emocional que exercem sobre os adultos é grande. 

Evite ir ao supermercado com fome, o que pode influenciá-la a comprar itens de que não precisa. Além disso, que tal trocar a marca dos produtos comprados? Refletir um pouco pode gerar economia.

PROGRAMAS DE FIDELIZAÇÃO
Muitos supermercados possuem preços mais atrativos para quem é cliente fidelizado e possui cadastro junto à loja, o que pode fazer diferença no valor final da compra. Mas, ainda assim, compare os preços e não compre algo que não precisa só para ganhar brindes!

MARCELA KAWAUTI aprendeu economia na graduação da Universidade de São Paulo e no mestrado da Fundação Getúlio Vargas, além de ter mais de dez anos de experiência. É economista-chefe do SPC Brasil e colaboradora do portal de Educação Financeira Meu Bolso Feliz
 

Da Redação
Leia Mais:

Assine a Revista Digital

  • Assine a revista AnaMaria

BEM-ESTAR

  1. 1 Confira um guia completo para evitar as varizes Saiba como evitar as varizes com um guia completo
  2. 2 Especialistas esclarecem mitos e verdades sobre a gripe
  3. 3 O que posso usar para substituir o açúcar?
  4. 4 Por que o câncer é mais comum em algumas famílias?
  5. 5 Conheça as 3 fases para emagrecer com saúde