AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dinheiro / NOVA COMUNICAÇÃO?

Pix de um centavo? BC registra mais de 35 milhões de transações

Banco Central do Brasil afirma que houve um aumento de 43% em 2023 das transferências de pix de um centavo

Mais de 35 milhões de pix de um centavo foram realizados em 2023 - Agência Brasil
Mais de 35 milhões de pix de um centavo foram realizados em 2023 - Agência Brasil

Uma das inovações em transações bancárias, o Pix facilitou a vida dos brasileiros. Entretanto, gerou um corpotamento inesperado: de acordo com o Banco Central do Brasil (BC), em 2023 foram realizadas mais de 35 milhões de transferências pix de um centavo.

O número representa um aumento de 23% em relação a 2022. Isso demonstra que, além de pagamentos, o pix também funciona para comunicação. Na maioria das vezes, os pix de um centavo são usados por pagadores para mandar uma mensagem de até 140 caracteres para quem vai receber o valor.

Tem quem faça essas transações para testes e checagens funcionais ou para entrar em contato com o destinatário mais facilmente. Entretanto, o método é mais usado por jovens, que usam o pix de um centavo para brincar com amigos, desejar feliz aniversário, pedir para desbloquear em aplicativos de mensagens e até mesmo fazer pedidos de namoro.

Ainda que seja um sistema confiável, vale lembrar que o pix não tem sigilo. Ou seja, as instituições financeiras têm acesso ao conteúdo das mensagens que acompanham as transferências.

Banco Central comunica vazamento de dados de 137,3 mil chaves Pix

Além disso, os pix de um centavo usados para fins de comunicação alertam para outro problema: a invasão de privacidade. Isso porque podem ser usados para importunação, assédio e quebras de medida protetiva.

Larissa Manoela faz apelo para que fãs parem de fazer Pix para seu CPF

QUANDO COMEÇOU O PIX?

O pix foi implementado em novembro de 2020 pelo BC, com o objetivo de ser mais inclusivo e eficiente. Há dois anos, o sistema de pagamento se tornou o mais usado entre os brasileiros.

Pix consolida-se como meio de pagamento mais usado no país

Fim da transferência por DOC

As transferências podem ser realizadas entre contas em poucos segundos, a qualquer hora do dia ou da semana. Para isso, basta ter a chave pix do recebedor, ou seja, CPF/CNPJ, e-mail, número do celular ou uma chave aleatória. Pessoas físicas podem cadastrar até 5 chaves por conta, enquanto pessoas jurídicas até 20.

Veja mais:

Relembre quando o pix foi implementado

Confira as novas regras do pix