AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / Novos desafios

Elizabeth Carvalho pede demissão da TV Globo após 20 anos no jornalismo

Elizabeth Carvalho atuava como correspondente internacional na Europa

Redação Publicado em 28/12/2022, às 20h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Decisão de Elizabeth foi confirmada por Ali Kamel ao Splash UOL - TV Globo
Decisão de Elizabeth foi confirmada por Ali Kamel ao Splash UOL - TV Globo

Elizabeth Carvalho deixará o quadro de jornalistas da TV Globo após pedir demissão nesta quarta-feira (28). Ela já estava há 20 anos na emissora, sendo 10 deles como correspondente internacional na Europa. As informações foram confirmadas por Ali Kamel, diretor-geral de Jornalismo.

Em nota enviada a Splash UOL, ele fez questão de exaltar o trabalho da jornalista nas últimas décadas. “Dia 31/12, Beth encerra esse ciclo com a Globo. Não me detalhou ainda qual será o novo desafio que ela vai se dar (sei que há um livro e filme no horizonte). Mas tenho certeza de que o resultado vai ser maravilhoso, para ela e para o seu público”, começou dizendo.

Ele continuou, mencionando os feitos marcantes da funcionária: “Cito a série sobre a Zona do Euro, em que revelou os paradoxos de uma Europa que, embora unida por uma cultura e moeda comuns, vê acirrada a rivalidade graças a exatamente esses dois fatores”.

“Não era premonitória, mas quem assistiu à série pôde entender melhor o Brexit quando este veio anos depois. Seu último grande trabalho foi um mergulho nas últimas eleições presidenciais francesas”, recomendou Kamel.

O diretor-geral também destacou que Elizabeth era especialista em grandes reportagens. “Em 1985, mergulhou no cinquentenário do levante comunista de 1935, quando fez, entre outras, uma entrevista brilhante com Luiz Carlos Prestes”, lembrou.

O chefe de Jornalismo concluiu: “Mais tarde, foi atrás de Manuelzão para reconstituir os passos do Guimarães Rosa de Grande Sertão Veredas e Corpo de Baile. Tenho essa edição até hoje, misto de perfil de um personagem emblemático e ensaio literário”.

Vale destacar que Elizabeth Carvalho atuou como correspondente em Berlim (Alemanha) entre 2012 e 2014, depois seguiu para Paris (França), onde está até os dias atuais. Ela já havia pedido demissão há dois anos, porém decidiu estender a carreira para cobrir a última eleição presidencial francesa - que reelegeu Emmanuel Macron ao cargo.

Com a saída, Elizabeth se junta ao grande grupo de profissionais que deixaram o jornalismo da TV Globo em 2022. Entre eles, estão: Ernesto Paglia, Carlos Tramontina, André Hernan, Tiago Leifert e muitos outros.