AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / SUSTO

Ídolo do vôlei, Tande sofre infarto: ''98% de entupimento de uma veia''

Atleta foi socorrido às pressas e está internado; ele passa bem e gravou um vídeo para alertar os seguidores sobre os perigos de negligenciar a saúde

Tande sofreu um infarto e dá relato para alertar seguidores - Globo
Tande sofreu um infarto e dá relato para alertar seguidores - Globo

Ídolo do vôlei brasileiro, Tande sofreu um infarto na última sexta-feira (12). Ele usou as redes sociais no domingo (14) para acalmar os seguidores e esclarecer o ocorrido. Uma de suas artérias do coração chegou a 98% de entupimento e outras duas também ficaram gravemente comprometidas.

Em seu relato diretamente do hospital, o campeão olímpico admitiu que vem negligenciando a saúde há um tempo. "Tudo bem, pessoal? Passando aqui para falar do meu sumiço. Eu, sexta-feira agora, acabei infartando, acreditam? 54 anos, atleta, comida um pouco errada, fazia exercícios... Mas comecei a descuidar um pouco da minha saúde, estava há uns quatro anos sem me cuidar", contou.

"Eu tive 98% de entupimento de uma veia (artéria) principal do coração e mais duas com 78% e 73%. Fiquem atentos aos sinais", alertou o ex-jogador de vôlei, sem contar qual foi o tratamento utilizado em seu caso.

Tande contou ainda que percebeu os sintomas, mas não deu a devida atenção. "Vários sinais: falta de ar, palpitação, subindo aqui na mandíbula e dor de ouvido. Cuidem-se sempre", recomendou. "Papai do céu me deu uma chance e eu tô voltando. Semana que vem eu tô voltando direto. Fiquem com Deus", finalizou.

Ele foi campeão de vôlei nas Olímpiadas de Barcelona, em 1992, além de também ter ganhado a Liga Mundial de Vôlei em 1993. Depois de se aposentar como atleta, Tande tornou-se comentarista e apresentador dos programas de esporte da Globo.

Tande dá relato de infarto diretamente do hospital
Tande dá relato de infarto diretamente do hospital (FOTO: Instagram)

AUMENTO DOS CASOS DE INFARTO

Dados do Sistema Único de Saúde (SUS) de 2023 mostraram um aumento de 25% no total de internações por infarto no Brasil, nos últimos seis anos. Em 2016 eram 81.505 casos e em 2022 evoluíram para mais de 100 mil.

Diante da alta de casos, cuidados com os níveis de colesterol, com a hipertensão, níveis de estresse, glicemia e até sobrepeso são essenciais para controlar e evitar as doenças cardíacas.

Vale lembrar que o SUS oferece atendimento gratuito para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares, em Unidades Básicas de Saúde. Ao sinal de qualquer suspeita de infarto, busque atendimento médico de emergência.