AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Moda / Moda

Manual básico da alfaiataria feminina

Como analisar o acabamento e caimento de camisas, blazers e calças sociais - entre no mundo da alfaiataria feminina!

Renata Barros, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 23/02/2024, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Analise o acabamento e caimento das peças para não errar
Analise o acabamento e caimento das peças para não errar

Você já se viu indecisa na hora de comprar uma camisa, um blazer ou uma calça social, que não apenas se encaixasse perfeitamente no seu corpo, mas que oferecesse durabilidade e um toque de sofisticação? No quesito elegância, saber distinguir entre peças de alta e baixa qualidade é um fator determinante para o sucesso da sua imagem.

Neste artigo, vamos explorar como avaliar o acabamento desses itens clássicos do vestuário feminino, assegurando que suas escolhas sejam de muito bom gosto, confortáveis e versáteis, evitando acumular no armário itens que não somam valor ao seu estilo pessoal e até ofuscam seu brilho.

Primeiramente, antes de analisarmos o acabamento e caimento das peças mais simbólicas da alfaiataria feminina, é essencial saber identificar tecidos de baixa qualidade, que muitas vezes resultam em roupas que esquentam ou esfriam demais, pinicam, encolhem, formam bolinhas e desbotam rapidamente. Em minha coluna "Guia Prático: Descubra 5 Tecidos Ideais para o Verão", me aprofundo nesse tópico.

Então, é hora de simplificar a alfaiataria feminina e aprender a identificar uma modelagem e acabamento de qualidade. Vamos lá:

Camisas sociais

Uma camisa social é caracterizada por suas mangas compridas, botões e gola. Para garantir conforto durante o uso, a manga deve ser um pouco mais larga no cotovelo do que no punho, proporcionando liberdade de movimento para os braços. Quanto ao comprimento, é ideal que a camisa alcance a altura do osso frontal do quadril, evitando que saia facilmente da calça.

Evite camisas muito justas ou apertadas, que podem repuxar ou franzir os botões. Eles devem fechar confortavelmente, sem deixar a pele ou o sutiã à mostra.

Blazers

Blazers devem ser forrados com tecidos frescos e leves, como viscose, acetato ou poliamida, para garantir conforto térmico. É importante evitar forros de poliéster em modelos confeccionados em linho e outros materiais considerados nobres, pois estes comprometem a qualidade e o caimento da peça. Sempre verifique a etiqueta para garantir a composição do forro antes da compra.

Preste atenção aos bolsos: os verdadeiros, que possuem abertura funcional, indicam um acabamento superior, melhor qualidade e funcionalidade. Por outro lado, os bolsos falsos, como o próprio nome sugere, comprometem a elegância da peça e devem ser evitados.

Calças sociais

As calças devem cair soltas e retas dos quadris aos pés, sem repuxar no bumbum ou marcar a calcinha. Deixe uma folga de aproximadamente dois dedos nos quadris e um dedo na cintura para garantir um caimento elegante e confortável.

Os bolsos devem permanecer fechados e alinhados e o forro não deve criar volume perceptível sob a calça. Zíperes, botões e fechos devem permanecer retos e planos, sem rugas, estufamentos ou ondulações.

Agora é hora de Mão na Massa:

Use o “checklist” abaixo e analise a Qualidade e Acabamento das suas peças de alfaiataria:

  • Os aviamentos aplicados, como zíperes, botões e fechos, estão em perfeito estado?
  • Suas calças, camisas e blazers transmitem elegância e apresentam um acabamento de costura impecável?
  • Quais tecidos são mais comuns nas etiquetas das suas roupas?

Gostou desse conteúdo? Então, confira 5 jeitos de usar lenço!

*RENATA BARROSé Consultora de Imagem pela Fundação Armando Alvares Penteando (FAAP) e especialista em Estilo Pessoal pela Brasilian Image & Style – Nova York. Está no Instagram @estilorenatabarros, Youtube: @estilorenatabarros, e Podcast: Papo de Estilo