Luccas Neto garante ter amadurecido, o que se refletiu no trabalho que entrega atualmente - Guto Costa/Divulgação
Influência

"Sei da responsabilidade que carrego", diz Luccas Neto em entrevista exclusiva

Digital influencer de bastante sucesso entre os pequenos, Luccas Neto garante ter amadurecido

Redação Publicado em 14/10/2022, às 08h20

Considerado um fenômeno no universo infantil, o carioca Luccas Neto tem conquistado cada vez mais crianças, seja por conta de produtos lançados com seu nome, filmes que estrela e produz ou pelo canal no Youtube, que hoje conta com mais de 38 milhões de inscritos.

De fato, é impossível não se impressionar com o seu alcance e o sucesso que faz com a garotada. Por outro lado, o criador de conteúdo ainda é visto por muitos pais como mau exemplo para seus filhos, especialmente pelos vídeos que viralizaram com temática ligada ao consumismo desenfreado e hábitos, no mínimo, controversos em relação à alimentação.

Mas Luccas garante ter amadurecido, o que se refletiu no trabalho que entrega atualmente. Nesta entrevista exclusiva para a coluna, ele fala um pouco mais sobre seus projetos, o compromisso com os pequenos e como espera que seu conteúdo colabore para a formação de cidadãos mais conscientes no futuro. "Tenho um público grande e muito querido, e isso com certeza me enche de alegria e orgulho, mas sei da responsabilidade que carrego", ressalta.

Aventuras Maternas: Você é um nome muito conhecido entre as crianças. Mas alguns pais ainda têm receio em deixar que seus filhos te "consumam". O que você diria para eles?

Luccas Neto: Ao longo dos anos, o meu canal mudou muito de formato e direcionamento, especialmente quando percebi que meu público era cada vez mais composto por crianças e pré-adolescentes. Ajustei todo o material do meu canal com responsabilidade e cuidado, além de contratar uma equipe que conta com pedagogos que me auxiliaram a tornar meus conteúdos como são hoje, capazes de transmitir sonhos, alegria e com preocupação pedagógica para os pequenos. Estamos sempre pensando no que podemos melhorar e em qual novidade trazer para as crianças, levando em consideração um dos nossos principais pilares: servir como apoio aos pais através de desenvolvimento de conteúdo responsável para as crianças. Sou apaixonado pelo que faço e estou sempre buscando novas formas para inovar, evoluir e ser ainda mais relevante dentro do universo infantil.

Essa visão sobre você se justifica muito pelos vídeos antigos com você abrindo embalagens, consumindo comida industrializada, fazendo desafios. O que mudou desse Lucas antigo para o atual?

A partir do momento em que vi que meu público era cada vez mais outro eu compreendi a minha missão, percebi que era necessário direcionar a geração de conteúdo. Levo muito a sério o que entrego as crianças e também a seus pais. Desde então busco cada vez mais trazer histórias e personagens envolventes que levem mensagens positivas, com cuidado pedagógico, como mencionei, mas sem deixar o lúdico de lado. Adoro pensar em quais conteúdos elas vão se identificar mais, quais cenas vão tirar risadas e como podemos trazer mensagens bacanas. Meu trabalho, além de entreter, é ajudar os pais na educação dos pequenos e na propagação de um conteúdo seguro e instrutivo. Tenho um público grande e muito querido, e isso com certeza me enche de alegria e orgulho, mas sei da responsabilidade que carrego. 

Crédito: Rodrigo Lopes/Divulgação

Quais projetos educativos você tem se envolvido? Fale sobre eles.

Todos os projetos realizados pela Luccas Toon tem o viés educativo e com o objetivo de enriquecer o desenvolvimento das crianças em casa. Isso desde os vídeos para o Youtube, filmes e shows, que trazem mensagens por meio de brincadeiras para mostrar a importância da união, do amor e da amizade, além de atitudes simples do dia a dia, como o cuidado com a saúde bucal e o respeito ao próximo. Bem como os livros que possuem selo de educação. Por outro lado, minha mãe trabalhou por anos em escola, cresci nesse ambiente. Acho importante unir o entretenimento a um conteúdo sócio educativo, que preza também por passar mensagens importantes. A minha equipe de educadores me ajuda nesse feedback e orientam a melhor forma de levar esse conteúdo de forma didática e divertida para as crianças. Tudo o que eu produzo é analisado e aprovado por eles antes de ser lançado.

A Luccas Toon Studios está crescendo. Entre os produtos da empresa, o que há, de fato, com conteúdo educativo para os pequenos?

As crianças buscam algo que as façam se sentir envolvidas, que as façam sonhar. Por isso, eu e minha equipe trabalhamos sempre para trazer esse universo de aventura a elas, mas também com conteúdos educativos que são necessários a essa faixa etária que está em desenvolvimento.

Você tem a preocupação de passar informações para as crianças para que se engajem sobre diferentes temas? Por exemplo: o que você cria para que as crianças não façam bullying com as outras? Como engaja os pequenos para que pensem no futuro do planeta?

Eu me preocupo muito com a mensagem que quero passar para as crianças. Como referência, busco ter o máximo de responsabilidade com tudo o que produzo. No caso dos meus shows, procuro falar sobre a importância do cuidado com higiene bucal. Além disso, em todos os meus projetos trago uma lição para os pequenos. Quando falamos de sustentabilidade, por exemplo, há vídeos lúdicos sobre o tema, sobre como cuidar do planeta em que vivemos, reciclagem do lixo, aprendizagem de coisas simples como a importância de ter responsabilidade e pedir desculpas. Meu principal objetivo é levar esse conteúdo leve e com todo suporte de uma equipe que visa transmitir diferentes incentivos, como o da leitura através dos livros, da autoconfiança pelos vídeos, do lúdico e aventura nos filmes e assim por diante também nos produtos licenciados e shows.

Por falar em futuro do planeta, a questão climática é algo urgente. Essa geração de crianças de agora é a última que pode reverter o que está acontecendo. E, se não o fizer, será a primeira a sentir gravemente os efeitos das mudanças climáticas. Você pretende fazer conteúdo sobre isso, já que é uma questão urgente e que seu público-alvo precisa estar antenado?

Claro. Eu já produzo conteúdos educativos no canal Luccas Toon sobre a importância de cuidar do nosso planeta, mas pretendo seguir batendo nessa tecla sim para alertar e conscientizar os pequenos. Costumo dizer que o entretenimento tem um grande poder de transformação, por isso estou sempre atento para levar um conteúdo responsável e que auxilie nesse processo.

Como é o seu cuidado na hora de produzir conteúdo responsáveis? Há um time que ajuda a dizer o que deve ou não ser produzido? Você conversa com alguma equipe de pais sobre isso?

Sim. Na Luccas Toon contamos com mais de 120 profissionais que trabalham muito para produzir o melhor conteúdo possível para as crianças, entre eles psicólogos, psicopedagogos e educadores. Temos também muito cuidado com o lúdico, que é algo super importante para as crianças, por isso a gente sempre pensa nos mínimos detalhes pra entreter os pequenos e as suas famílias. E essa preocupação se estende ainda para as crianças na primeira infância, através do canal “Luccas Toon Kids”. Sobre os pais, recebo muitos relatos e estou sempre muito aberto ao feedback que recebo deles. Acho importante essa troca.

Seu irmão, há alguns anos, foi acusado de estimular crianças a consumirem comida trash, com desafios etc. Você também já passou por algumas situações parecidas. Como o Luccas de hoje enxerga e analisa o que aconteceu no passado e quais lições tirou para o presente?

Acredito que a evolução acontece a todo momento. Se queremos um resultado melhor, é importante fazer diferente, se errar, corrigir o erro rapidamente e começar tudo de novo. E é como eu enxergo meu trabalho. Me preocupo em fazer o melhor trabalho possível para agradar e auxiliar o meu público. Se algo pode ser melhorado, vamos melhorar! É por isso que conto com uma equipe incrível na minha empresa que está sempre atenta junto comigo para as necessidades que surgem.

Crédito: Guto Costa/Divulgação

 

Com os aprendizados que você teve durante a sua carreira, quais os valores que hoje se preocupa em passar para as crianças?

Eu sempre penso com muito cuidado e responsabilidade em tudo o que estou criando, seja para os meus canais, filmes, livros, músicas ou shows. Um dos objetivos é transmitir momentos de alegria, aventura e sonhos atrelados a aprendizagem das crianças. Esses são cuidados que tenho ao lado da minha equipe, inclusive para compartilhar alguns valores, como o da família ser uma das coisas mais valiosas que temos. Tudo isso também me torna um parceiro dos pais dessas crianças e isso é muito bacana pelos retornos que recebo.

Vamos falar sobre os próximos passos da sua carreira. O que vem de lançamento educativo por aí

Nossa, temos muitas novidades! Estamos iniciando a gravação do próximo filme da Luccas Toon, que assim que eu puder compartilho com vocês. Também estamos em turnê pelo Brasil com o show “Luccas Neto e A Escola de Aventureiros”, que é um musical super especial e lúdico em que as crianças descobrirão o que é preciso para se tornar um aventureiro de verdade. Com a ajuda do Aventureiro Azul, eles irão descobrir que, para realizar essa missão, é preciso passar por muitas tarefas. Afinal, as crianças precisam provar que tem um bom coração e que sempre irão fazer o bem para conquistar a sua pedra do poder. Além disso, há novidades para o cinema nacional, em breve teremos uma superprodução com a Warner que promete muita aventura. Também estou trabalhando na expansão da minha carreira internacional. Tem muita coisa boa vindo por ai!

E entre os produtos licenciados? Pensa em brinquedos ou produtos preocupados com a questão ambiental e sustentável? Ou então que estimulem a diversidade e a representatividade?

Sim, pensamos cada vez mais em produtos que tenham essa responsabilidade. Atualmente já possuímos alguns produtos, como os livros da Luccas Toon realizados junto à editora Ediouro. Temos livros que falam de maneira lúdica sobre os animais, o corpo humano, o meio-ambiente etc.

Qual é a missão que você acredita ter com as crianças? O que quer passar para elas, já que você é um grande influenciador desse público?

Eu tenho muita dedicação, responsabilidade e amor pelo trabalho que desenvolvo com as crianças. Sou apaixonado pelo que faço e estou sempre buscando novas formas para inovar, evoluir e ser ainda mais relevante dentro do universo infantil. Comecei com meu canal no YouTube, mas expandi a forma de comunicar e levar experiências para as crianças e toda a família, criando um verdadeiro universo do Luccas Neto e de nossas marcas. É muito gratificante saber que consigo auxiliar na construção de momentos de alegria, sonhos e aventuras das crianças através dos meus conteúdos que levam muito a sério a preocupação com a inserção pedagógica. Dessa forma, a principal mensagem que quero passar através dos meus conteúdos são o amor, o respeito ao próximo e a importância da união da família.

Gostaria que você me falasse um pouco mais sobre o que pensa sobre alguns assuntos e de que forma atua para abordar com o seu público.

• Sustentabilidade:

Quando falo sobre sustentabilidade o meu foco principal é mais nas pequenas mudanças coletivas do que nas grandes mudanças individuais. Pequenos passos como separar o lixo de casa, evitar o desperdício de alimento, evitar o consumo de plástico e fazer o uso consciente da água são coisas que fazem a diferença no planeta e que aqui em casa priorizamos. Nos meus conteúdos também abordo muito o tema sustentabilidade.

• Diversidade:

Acho muito necessário falarmos cada vez mais sobre a pauta da diversidade com as crianças, isso porque quando elas entendem que está tudo bem não sermos todos iguais, elas aprendem a viver em ambientes diversos e tornam-se adultos mais conscientes em transformar o mundo para que ele seja mais justo. E acredito que essa conversa não precisa ser um bicho de sete cabeças. As crianças estão dispostas a ouvir, entender e aprender. Por isso, basta ser sincero, escolher as palavras certas e, claro, estudar sobre o assunto para evitar passar certas informações erradas, que culturalmente, reproduzimos.

Se reconhecer como pertencente a uma comunidade é muito importante para essa geração e para as futuras. Por isso faço questão que os personagens da Luccas Toon sejam plurais. Isso porque sei que as crianças veem esses personagens como verdadeiros heróis e é importante essa identificação. Além disso, também produzo muitos conteúdos educativos, como o bullying, por exemplo, especialmente no ambiente escolar para alertar e mostrar que isso é algo que não se deve praticar entre os colegas.

• Como construir um mundo melhor para as crianças:

Eu não tenho dúvida de que uma criança feliz e amada é uma criança que se tornará um adulto capaz de construir um mundo melhor, mais digno de se viver. Então o primeiro passo vem dos adultos, através dos exemplos que vemos dentro de casa. Quando a criança aprende valores como o respeito, o amor, ela crescerá e se tornará um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive no respeito ao nosso planeta. Mas, é claro que com a correria do dia a dia as vezes os pais acabam recorrendo às telas para entreter os pequenos, e nesse sentido meu conteúdo serve de apoio para essas famílias. Além do lúdico, das aventuras, todos os conteúdos trazem essa mensagem de valores importantes, como a união entre a família e o respeito ao próximo.  É importante influenciar sempre para o bem.

• Hábitos saudáveis:

Eu acredito muito que o estímulo de hábitos saudáveis para as crianças, muito mais do que o exemplo que o adulto dá, é também realizar isso de maneira lúdica. No meu show, por exemplo, ensino sobre a importância da higiene bucal. Também tenho vídeos no canal Luccas Toon que apresenta para as crianças opções de comidas saudáveis e que vão ser positivas para elas. Além disso, através dos livros do Luccas Neto também promovemos o hábito da leitura para os pequenos que já são fãs do meu personagem, já que os meus livros despertam essa curiosidade neles ao mesmo tempo em que se divertem estimulando a imaginação.

• Vida na natureza, com controle de acesso exagerado às telas:

Na minha opinião, as telas podem fazer parte de uma rotina saudável e educativa se usadas de forma inteligente, mas seu uso de maneira inadequada, sem dúvidas, pode causar muitos malefícios as crianças. Nesse sentido, os responsáveis pelos pequenos devem assumir a responsabilidade de moderar esse uso, proporcionalmente à idade da criança, para que ela tenha uma exposição saudável e as telas tornem-se aliadas ao seu desenvolvimento e não vilãs. E como já mencionei antes, em todo processo de geração de conteúdo eu levo sempre em consideração esses cuidados. Meu objetivo é levar entretenimento com responsabilidade às crianças e também para a família delas como um todo. Penso muito em histórias que sejam de fácil compreensão, que estimulem mensagens positivas e com valores que as façam sorrir e sonhar de forma lúdica. 

 

 

infância Criança Luccas Neto influência digital

Leia também

Inspiradas pela maternidade, mulheres contam histórias de empreendedorismo


Discalculia: transtorno que interfere no aprendizado de Matemática


Vamos falar sobre Dislexia?


Entenda como a leitura amplia o aprendizado das crianças


Saúde infantil e os riscos da obesidade


Redes sociais e "adultização" precoce das crianças: como lidar?