Mas, afinal, onde estamos errando? Eu te respondo: no equilíbrio! - Eli de Faria/Unsplash
Saúde

Você já deu uma pausa nas atividades hoje? Entenda a necessidade de parar para descansar

É importante para a sua saúde saber separar vida pessoal do trabalho

*Bianca Vilela, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 04/08/2022, às 08h00

Fala pessoal da AnaMaria, tudo bem? Quem me acompanha sabe que toda semana estou aqui com vocês para abrirmos a cabeça em relação aos temas que permeiam a saúde, né?

E isso é importante em um momento em que estamos nos sentindo cada vez mais sobrecarregados e com a obrigação de performar mais e mais… isso tem data para acabar? Infelizmente não! Tudo nos leva a um caminho de frustração e piora dos indicadores de saúde.

Não é à toa que percebemos que as pessoas que estão ao nosso redor estão mais tristes, depressivas, frustradas e, podemos dizer, até improdutivas! Cadê aquele equilíbrio que existia na época dos nossos avós e até mesmo dos nossos pais? Eles, de uma forma muito natural, sabem separar o momento de trabalhar do de viver a vida pessoal. Mas, afinal, onde estamos errando? Eu te respondo: no equilíbrio!

RESPIRE!

Eu não posso deixar de trazer para essa nossa conversa algo que falo em todas as minhas palestras: qual é o seu momento de pausa durante a jornada de trabalho? Faça pelo menos quatro pausas (de dez minutos cada) ao longo do dia, duas pela manhã e duas à tarde.

Use esse tempo para fazer o que quiser, seja tomar um café, comer uma fruta, alongar o corpo ou até mesmo não fazer nada! Sim, não fazer nada é muito produtivo e nos reconecta de uma forma muito saudável com o nosso cérebro. Deixe a sua cabeça mais tranquila, vai por mim!

Então, não vacile! Reserve esse tempo para você. Tire da cabeça que é “pecado” ficar de bobeira alguns minutos. Muito pelo contrário, isso é muito saudável e vai te ajudar a chegar à tão sonhada produtividade saudável.

Depois me conta? Tenho a certeza de que esses simples atos vão te ajudar muito a se sentir melhor e a fazer um trabalho de mais qualidade!

Não deixe de compartilhar esse conteúdo e acessar o vídeo que preparamos com muito carinho para você no Instagram e no Facebook da AnaMaria. Te vejo lá!

*BIANCA VILELA é autora do livro Respire, mestre em fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na AnaMaria fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial

Leia também

Inteligência Artificial na comunicação e os novos horizontes para carreiras e negócios


Comunicação na Internet: como ela impacta a sua reputação para o bem ou mal


Além das palavras: como a comunicação pode transformar o seu relacionamento?


Diálogo interno: sabia que essa é a base de uma comunicação poderosa?


Climatério e menopausa: como fazer quando chegar a sua vez?


Se comunicar bem é um dom, que nascemos com ele, ou dá para aprender?