Suzana Vieira, Maria Cândida e Leka Oliveira. - Instagram @suzanavieiraoficial e @mariacandidatv / Arquivo Pessoal
Idade sem regras

Veja inspirações para usar biquíni sem medo depois dos 40 anos

Separamos 3 motivos para você se sentir livre e confiante na hora de ir para a praia depois dos 40

*Leka Oliveira, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 20/05/2022, às 08h00

Ei menina! Você passou dos 40, 50, 60+ e já ouviu por aí que é hora de começar a usar maiô, porque não é tão legal usar biquíni? Então, leia essa matéria até o final e saiba que você não precisa aposentar essa peça incrível do armário feminino porque passou dos “enta”.

Só para relembrar: em 2013, a atriz Betty Faria, na época com 72 anos, virou notícia ao ser fotografada de biquíni nas águas do Leblon. Ela foi vítima de etarismo fashion, chamada de “velha baranga” e “sem espelho”, mas, revidou: “Querem que eu vá à praia de burca, que eu me esconda, que me envergonhe de ter envelhecido? E a minha liberdade?”

Na ocasião, a atriz acabou sendo porta-voz de mulheres maduras, que prezam por sua liberdade de escolha em relação ao que vestir. Na verdade, essa ideia de que a mulher madura não pode usar biquínis é muito ultrapassada e todas nós, sem exceção, podemos continuar usando.

Na sequência, separei dicas que vão te ajudar a repensar os estereótipos em relação a essa crença. Inspirações de looks: Suzana Vieira, Maria Cândida, Patrícia Poeta, Bruna Lombardi, Preta Gil e eu, com fotos do meu acervo pessoal usando looks da marca Pajaris.

DICA 1 - PENSE QUE ROUPA NÃO TEM IDADE

Bruna Lombardi, Patrícia Poeta e Leka Oliveira (Crédito: Instagram e Arquivo Pessoal)

Já reparou que apenas roupas para crianças tem idade na etiqueta? E isso vale para peças de Verão, o que inclui a moda praia. Então, se não quiser, não é necessário se limitar a usar maiôs, só porque leu ou ouviu de alguém que já passou da idade para isso ou aquilo. Certo?

DICA 2 - SUA IDADE, SUA LIBERDADE, SUAS REGRAS

Preta Gil e Leka Oliveira (Crédito: Instagram e Arquivo Pessoal)

O que define o que você deve usar é seu estilo, ocasião, clima, horário. No entanto, é necessário respeitar, acima de tudo, a sua personalidade, vontade e gosto pessoal! Seja o tamanho, o modelo do biquíni ou as cores, é você quem deve escolher e isso não precisa ser limitado aos padrões de idade e beleza. Lembre-se: sua idade, sua liberdade, suas regras!

DICA 3 - LIBERTE-SE DOS PADRÕES E USE O QUE TE FAZ FELIZ

Maria Cândida e Leka Oliveira (Crédito: Instagram e Arquivo Pessoal)

Essa é a principal dica: liberte-se dos padrões e use o que te faz feliz. Isso independente da sua idade ou corpo. Afinal, as opiniões alheias, muitas vezes carregadas de estereótipos e preconceito, sempre vão existir, não é mesmo? Então, seja amorosa com você, pratique a autoaceitação, priorize suas escolhas, liberdade e não se cobre tanto!

Agradecimentos: 
Moda Praia: Pajaris. Hotel: Windsor Excelsior Copacabana/RJ, Fotos: Arquivo Pessoal.

*LEKA OLIVEIRA é psicóloga, empreendedora, produtora de conteúdo e influencer madura. Na Revista Ana Maria apresenta especialmente para as mulheres maduras, dicas de moda, beleza, autoestima, saúde e muito mais. Conheça meu Instagram: @lekaolliveira Use a #IdadeSemRegras

Preta Gil Bruna Lombardi Suzana Vieira Idade Biquíni Dicas de Moda Patrícia Poeta Moda Praia Leka Oliveira Fashion maria cândida Dicas de Estilo Biquínis Pajaris Moda Para Todas Mulheres Maduras Ageless Moda Sem Idade Mulheres Ageless Influencers Maduras Ageless Fashion Beach Wear Saída de Praia

Leia também

Etarismo fashion: existe idade ideal para usar biquíni?


Veja 3 dicas de maquiagem especialmente para mulheres maduras


Pilates: veja 3 ótimos motivos para praticar na maturidade


6 mulheres negras maduras e notáveis para te inspirar


Boas práticas para combater o etarismo feminino


Moda na maturidade: como ressignificar as "regras" do que você supostamente pode vestir?