A Aromaterapia trata uma série de questões emocionais e físicas - Seksak Kerdkanno por Pixabay
Saúde

Aroma do bem: veja como a aromaterapia pode ajudar no alívio de doenças físicas e emocionais

A aromaterapia pode ser aliada na recuperação de doenças e transtornos

Karla Precioso Publicado em 25/01/2021, às 10h00

A aromaterapia é uma técnica terapêutica natural realizada com base no aroma e nas partículas liberadas por diferentes óleos essenciais. Nos últimos anos, a prática vem ganhando destaque dentre as terapias alternativas para tratar uma série de questões emocionais e físicas.

“Os óleos essenciais são grandes aliados para atuar no controle do estresse e ansiedade, redução de dores, foco, concentração, além de atuarem no campo da beleza e estética”, afirma a química Giseli Fernandes, da Phytoterápica. Vem saber mais sobre essa prática terapêutica!

INDICAÇÃO
Recomenda-se o uso da aromaterapia a pessoas que buscam o alívio de dores musculares, inflamações, disfunções menstruais, problemas digestivos, dermatites, depressão, insônia e ansiedade. Por meio da técnica é possível renovar o humor, aliviar tensões e dores, além de relaxar, melhorando o sono e a disposição. Mas, atenção: pessoas com hipertensão ou pressão baixa precisam conversar com o aromaterapeuta antes de iniciar a terapia, pois existem óleos que podem ter uma atuação contraindicada nesses casos. Já para as gestantes, há contraindicações sobre o uso até o quinto mês de gravidez.

PROCEDÊNCIA
É fundamental que a origem do óleo seja verificada, bem como os componentes de sua composição. Busque, preferencialmente, produtos naturais, sem uso de petroquímicos.

RECOMENDAÇÃO
Os óleos não devem ser utilizados diretamente na pele, pois são altamente concentrados e podem causar manchas em caso de exposição ao sol. A recomendação é sempre diluir umas gotas do óleo essencial em óleos vegetais ou bases neutras de cremes hidratantes.

TRATAMENTOS

ALECRIM: energizante, que tem funções analgésica, fungicida, anti-inflamatória e antisséptica. Tem efeitos satisfatórios para o sistema nervoso, dores musculares, asma, bronquite, dermatite e sinusite.

CAMOMILA: o tipo romana atua nas dores musculares, reumatismo, acnes e dermatites. O tipo alemã contribui com curas de dores musculares, articulares e síndrome do intestino irritável.

EUCALIPTO: previne doenças respiratórias, fortalece o sistema imunológico, trata picadas de inseto, queimaduras e infecções cutâneas em geral.

GERÂNEO: é relaxante e tem propriedades antidepressivas, antissépticas, antibióticas e diuréticas. Trata também hemorroidas, úlceras, edemas e dor de garganta.

Bem-estar e Saúde saúde óleos aromaterapia

Leia também

Dificuldade para engravidar novamente? Conheça a infertilidade secundária


Yoga na menopausa: prática alivia sintomas e promove o bem-estar geral


Quando fazer procedimento estético? Especialistas alertam causas e consequências das mudanças


O que é fobia de água? Mulher morre após cair em piscina na festa do seu próprio casamento


Dor de cabeça ou enxaqueca? Saiba como diferenciá-las


Psyllium: o que é, para que serve e qual seu papel no emagrecimento? Conheça o 'Ozempic natural'