Confira dicas para prevenir este problema comum para muitas pessoas - Divulgação

O que fazer com pernas e pés inchados durante longas viagens de avião ou carro?

Confira dicas para prevenir este problema comum para muitas pessoas

Da Redação Publicado em 17/11/2018, às 11h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

Com a chegada do feriado, ou mesmo das férias,  muitas pessoas aproveitam para viajar. Apesar da diversão, o caminho até o destino pode ser longo demais, ocasionando desconfortos como o inchaço na região das pernas.

Em alguns casos, pode ser tão grave a ponto da pessoa não conseguir calçar os sapatos após chegar ao destino. A angiologista Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, explica que isso acontece porque as pernas ficam para baixo e paradas na mesma posição por muito tempo.

“Isso deixa o sangue circulando incorretamente, pois não há contração dos músculos da panturrilha. Assim, o sangue acaba migrando das veias para pequenos espaços nos tecidos ao redor, ocasionando o inchaço ou edema”, explica.

DE OLHO NOS SINAIS

Em casos extremos, em que o músculo não é exercitado durante muito tempo, este inchaço pode causar coágulos sanguíneos, trombose ou até mesmo embolia pulmonar. Por isso, é necessário ficar atento aos sinais que o corpo dá para avisar quando algo não vai bem.

De acordo com  Aline, o aumento do tamanho dos pés e tornozelos, pele com aspecto esticado e brilhante, além de dificuldade de calçar meias e sapatos são os principais sintomas do inchaço. “Se você pressionar o dedo contra o pé e, após retirar, a pele continuar marcada, é por que a região está inchada”, completa.

COMO PREVENIR

ATENÇÃO

O inchaço durante longas viagens dura por um curto período de tempo apenas. No entanto, se for excessivo, em apenas uma perna, for acompanhado de dor ou persistir por várias horas após retomar as atividades, talvez possa ser uma condição mais grave, como um coágulo de sangue na perna. 

"Caso isso ocorra, é importante que você procure um procure um médico com urgência para realizar uma avaliação e diagnosticar o problema”, alerta a cirurgiã vascular.
 

Bem-estar e Saúde

Leia também

Depressão e compulsão alimentar: Ingrid Ohara explica impacto da saúde mental em efeito sanfona


O que é câncer inguinal? Anderson do Molejo morreu da doença


Como é o funeral de um membro da realeza? Estado de saúde de Rei Charles piora e protocolo real é atualizado


O que é Aero Jazz? Conheça prática física que ajuda Helô Pinheiro a exibir boa forma aos 80 anos


No pós-parto, Gabi Luthai desabafa sobre disquesia do lactente; saiba o que é


Desconforto, inchaço e dores: saiba o que é lipedema, doença que afeta Yasmin Brunet