AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Depressão e compulsão alimentar: Ingrid Ohara explica impacto da saúde mental em efeito sanfona

Ingrid Ohara falou sobre o distúrbio de imagem, depressão e compulsão alimentar, que geraram o temido efeito sanfona

A influenciadora e ex-peoa conviveu com o efeito sanfona após problemas de saúde mental. - Reprodução
A influenciadora e ex-peoa conviveu com o efeito sanfona após problemas de saúde mental. - Reprodução

Ingrid Ohara, de 27 anos, viu sua vida mudar nos últimos anos - e não só pelo boom midiático por conta da participação em 'A Fazenda 14'. Na verdade, foi justamente o contrário. Desde que ganhou o status de ex-peoa, conviveu com depressão, compulsão alimentar e distúrbio de imagem.

Em entrevista ao gshow, a influenciadora comentou sobre a decepção com a própria performance no reality da Record: "Senti que tinha falhado no meu trabalho, pois saí cedo. Não nasci para reality. Nasci para criar conteúdo, atuar. Pensava: 'O que vão pensar lá fora? ' Eu não me joguei de verdade".

E a chuva de críticas que recebeu após deixar o confinamento trouxeram consequências para seu corpo. Ingrid conta que perdeu 5kg por não conseguir se alimentar corretamente. Depois, ganhou peso. As mudanças bruscas de peso são conhecidas como Efeito Sanfona.

Distúrbio Alimentar: entenda o que é e como tratar

“Há um pouco mais de um mês, fiz um vídeo brincando de ser a Anitta por um dia. Era uma brincadeira, mas se tornou um pesadelo quando as pessoas na internet só falavam mal do meu corpo. Chegaram a me oferecer lipo na época de graça, agradeci e disse não”, disse, em novembro do ano passado.

FOI DIFÍCIL!

Em uma nova onda de críticas, o problema se agravou: desta vez, ela ganhou 10kg em apenas um mês por conta da compulsão alimentar. A situação só começou a evoluir quando ela se internou em um spa em São Paulo, que tem pacotes de R$ 15 a 30 mil. 

MC Binn desabafa sobre ofensas ao seu corpo; Saiba como o bullying afeta os adultos

O estabelecimento em questão promove um aprendizado maior com a alimentação e desintoxicação das redes sociais. E as três semanas no local deram certo - tanto que a prática de yoga e corridas entraram de vez na vida de Ingrid.

"Quando estou de TPM ou estressada, por exemplo, eu corro para espairecer. Se fosse antes, iria comer por causa da compulsão alimentar. A corrida me ajuda a ficar chapada de endorfina e dopamina", disse, ao veículo.

Veja 5 sintomas menos conhecidos da depressão

O EFEITO SANFONA

Ao contrário do que se pensa, emagrecer e engordar com frequência não é normal. Além de ser incômodo, o vaivém dos números na balança pode ser prejudicial para a saúde.  E não pense que todo ganho de peso é igual! Tassiane Alvarenga, endocrinologista e metabologista, explica que existe mais de um tipo de efeito sanfona.

“Em um deles, a pessoa se submete a uma dieta, mas, ao longo dos meses, relaxa e recupera todo o peso perdido”, detalha. Saiba como evitá-lo clicando aqui.