De garantir mais tempo ao penteado a controlar o frizz - Banco de Imagem/Getty Images
Fios

Descubra tudo que um spray fixador pode fazer por seu cabelo

Saiba quais são os benefícios de usar o spray fixador para o cabelo

Wal Reis Publicado em 02/02/2020, às 14h00

Esqueça o laquê. Ele era o avô dos fixadores de cabelo de hoje. O produto, que surgiu da década de 1940 e era feito à base de resina, realmente fixava o penteado, mas o deixava opaco e sem movimento. 

Nada a ver com a ação dos produtos atuais, que têm linhas inteiras e foram customizados: existem versões específicas para fios finos, grossos, lisos, cacheados… 

E inventaram ainda opções que se adequam à sua necessidade: seja ela manter a escova lisa o resto do dia, deixar o penteado de salão intacto na festa de casamento ou segurar a franja no lugar. 

“Há fixadores de baixa, média e alta fixação. Alguns, inclusive, com filtro solar”, explica a hair stylist Ângela Pinheiro. Entenda melhor a função do produto e como lançar mão dele a favor da sua cabeleira.

DESMISTIFICANDO O USO 
Assim como os leave-in e finalizadores, os fixadores podem fazer parte da rotina de cuidados. “Graças às versões atuais, o uso frequente não é prejudicial ao cabelo, desde que manipulado da forma correta”, explica Ângela. “Não dá, por exemplo, para usar um produto aleatório e, em seguida, aplicar a chapinha ou o babyliss”, avisa. Segundo ela, fazer isso pode queimar os fios. “Mas já existem opções específicas para uso com ferramentas quentes”, ensina.

PONTO PARA A TECNOLOGIA 
Graças à formulação mais leve, diferentemente dos laquês de antigamente, os sprays fixadores de qualidade não deixam resíduos, o que dava a aparência de cabelos esbranquiçados. E a maioria deles também não é perceptível ao toque. Ao contrário, podem até deixar o cabelo mais sedoso.

INTENSIDADE E INTENÇÃO 

DICAS & TRUQUES

ATENÇÃO! 
Ângela não recomenda o uso de fixadores caseiros. “Nunca indico nada que não seja formulado para ser usado nos cabelos, como é o caso da gelatina”, diz.

NA HORA DE REMOVER
Cuidado para evitar danos aos fios. As opções mais leves ou em quantidades pequenas podem ser retiradas com escovação cuidadosa. “Mas quem precisou de muito produto ou das versões mais fortes deve enxaguar bem o cabelo e passar condicionador antes do xampu. Enxágue novamente e só então lave normalmente com xampu e condicionador”, recomenda Ângela. “Aplicar o xampu diretamente pode ressacar ou fragilizar o cabelo.”

Dicas de Beleza

Leia também

Andressa Urach: quais são os perigos da cirurgia de remoção de costela?


Coleção de Yasmin Brunet: pode usar perfume vencido?


Aos 60 anos, mulher ganha Miss Universo Buenos Aires; Veja os truques de beleza dela


Água quente faz mal para pele? Veja mitos e verdades sobre a hora de tomar banho


Saiba como usar rímel colorido para apostar em uma maquiagem divertida


Você sabia que fazer cirurgia plástica no frio proporciona uma recuperação melhor?