AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / ENTENDA

O que é pansexual? Lucas Souza, ex-marido de Jojo Todynho, assume orientação sexual

O ex-militar Lucas Souza falou abertamente sobre sua sexualidade e se definiu como pansexual

O ex-peão se envolveu amorosamente com Jojo Todynho e Jaquelline Grohalski. - Reprodução
O ex-peão se envolveu amorosamente com Jojo Todynho e Jaquelline Grohalski. - Reprodução

O que é pansexual? O termo voltou à tona após Lucas Souza, ex-marido de Jojo Todynho, assumir a própria orientação sexual. O ex-militar compartilhou um desabafo, neste sábado (27), em que falou abertamente sobre a própria sexualidade.

"A minha vida toda foi sempre pautada pela CORAGEM. As necessidades e dificuldades pelas quais eu já passei na vida, fizeram com que desde cedo eu tivesse muita coragem", iniciou. Ele fez uma retrospectiva da própria vida em que citou exemplos de coragem, que vão da vida pessoal à profissional.

Em seguida, Lucas, que anunciou o fim do namoro com a Jaquelline Grohalski recentemente, falou sobre o processo de autoaceitação: "A sexualidade para alguns é algo muito simples, a autoaceitação para outros também, mas esse não foi o meu caso".

O ex-peão acredita que a maneira com que foi criado pode ter o reprimido ao longo do tempo: "Vontade de se envolver com os dois gêneros, masculino e feminino [...] Me considero uma pessoa bissexual ou até mesmo pansexual. Na verdade, nem eu sei ainda". 

O QUE É PANSEXUAL?

O termo pansexual é utilizado para fazer referência àqueles que sentem atração romântica ou sexual em relação às pessoas, com base nas qualidades daquele indivíduo, independentemente de seu sexo, gênero ou outras variações de identidade.

Em 2015, Miley Cyrus se assumiu pansexual. Na época, a cantora norte-americana se disse "aberta a tudo que envolva consentimento, que não envolva um animal e desde que todos sejam maiores de idade. Qualquer coisa, que seja legal, está bom para mim".

"Concordo em experimentar com qualquer adulto, qualquer pessoa com mais de 18 anos que queira me amar. Não me identifico como menino ou menina e não preciso que meu parceiro se identifique como menino ou menina”, completou.

Ou seja, a pansexualidade inclui homens e mulheres cisgêneros e transgêneros, assim como pessoas não-binárias. Na prática, a diferença para a bissexualidade é que os bissexuais, geralmente, se atraem pelos dois gêneros binários, masculino e feminino.

NA HISTÓRIA

O conceito de pansexualidade não é novo: o psiquiatra Sigmund Freud (1856-1939), o "pai da psicanálise", já apresentava teorias sobre o tema há mais de 100 anos. O austríaco usou o termo para descrever a visão de que a maioria dos comportamentos humanos é originado de instintos sexuais.

Para ele, todos os anseios humanos, sejam eles desejos, sonhos, e aspirações, tinham a sexualidade como ponto de partida. O pansexualismo não era usado para descrever uma orientação sexual, e sim a influência da sexualidade sobre a vida humana.

Atualmente, o termo e sua classificação é motivo de discordância de muitos psicólogos.