Respeite a ordem das etapas e tenha uma pele perfeita! - AdoreBeautyNZ/Pixabay
BELEZA

Rotina de skincare: qual é a ordem certa dos produtos e como fazer?

Médica comenta sobre como fazer os cuidados com a pele de maneira correta, algo fundamental para evitar o envelhecimento precoce

Da Redação Publicado em 03/07/2020, às 09h20 - Atualizado em 06/07/2020, às 19h37

Uma pele saudável depende de muitos fatores, tais como tempo seco, poluição e alimentação errada, entre outros. Mas se existe uma atitude que ajuda, e muito, a deixar tudo melhor, essa é fazer uma boa rotina de cuidados com a pele do rosto.

Quando bater aquela preguiça, lembre-se que para manter a cútis em dia, com os poros mais fechados e bem longe da acne e de outros ‘vilões’ é necessária uma rotina de limpeza e cuidados diários. Isso inclui seguir a ordem correta dos produtos.

“Só assim conseguimos absorver seus benefícios e garantimos a eficácia dos princípios ativos”, explica a médica Karla Lessa, proprietária do Instituto Lessa. Com a ajuda da especislista, AnaMaria Digital mostra 7 passos básicos que todos podem seguir. Confira!

PASSO 1: LIMPEZA
Comece limpando a pele com água micelar ou óleo de coco. Depois, lave o rosto com um sabonete próprio para o seu tipo de pele. É necessário retirar a sujeira e a oleosidade excessiva, além dos resíduos de produtos usados (filtro solar, make, ácidos) e remover as células mortas.

PASSO 2: HORA DO TÔNICO
Se forem indicados para o seu tipo de pele, não deixe de usar. Eles servem para normalizar o pH da pele, que pode ter sido alterado pelo sabonete ou outro produto de limpeza. Também ajudam a deixar os poros mais fechadinhos.

PASSO 3: ANTIOXIDANTES
Usar antioxidantes tópicos, em formato de sérum ou booster, combate os radicais livres, ajudando a evitar o surgimento precoce de rugas. Também uniformizam o tom da pele, ajudam na flacidez e deixam o rosto com mais viço.

PASSO 4: HIDRATAÇÃO
É uma das partes mais importantes, pois é esse hidratante que vai alimentar a pele e prepará-la para enfrentar o dia. Aplique um que seja indicado para o seu tipo de pele e espere 15 minutos. Neste tempo, ele vai agir e não irá atrapalhar a absorção do próximo produto. É nesta etapa que você pode fazer o uso do “Face roller”.

PASSO 5: REJUVENESCIMENTO
Para quem usa rejuvenescedores e ácidos (não fotossensíveis) essa é a hora!

PASSO 6: PROTEÇÃO
Agora é o protetor solar (sempre acima de FPS 30 - gel, creme ou fluido- de acordo com a indicação para o seu tipo de pele). Espere secar e, se for seu caso, já pode aplicar a make ou um repelente.

Dicas de Beleza beleza como fazer Skincare rotina de cuidados

Leia também

5 cabelos icônicos da Madonna desde 1984


Andressa Urach: quais são os perigos da cirurgia de remoção de costela?


Coleção de Yasmin Brunet: pode usar perfume vencido?


Aos 60 anos, mulher ganha Miss Universo Buenos Aires; Veja os truques de beleza dela


Água quente faz mal para pele? Veja mitos e verdades sobre a hora de tomar banho


Saiba como usar rímel colorido para apostar em uma maquiagem divertida