Quem toma a decisão de viver exatamente com o que ganha corre riscos - Banco de Imagem/Getty Images
Finanças

Aprenda 5 lições para dar fim às dívidas e sair do vermelho

Especialistas dão 5 dicas de como dar fim às dívidas e sair do vermelho

Lígia Menezes Publicado em 10/11/2019, às 08h00

Você está com as contas no vermelho? Respire e saiba que não está sozinha nessa. Segundo a Serasa Experian, 23 milhões de brasileiros estão endividados. 

Em média, essas pessoas têm duas contas atrasadas e negativadas, que juntas somam até R$ 500. 

Mas aí vai a boa notícia: ao mudar alguns hábitos e aprender a planejar seus gastos com antecedência, você pode sair dessa lista mais cedo do que imagina. 

Para ajudá-la, AnaMaria fez uma coletânea de ensinamentos dos gurus financeiros do YouTube Nathalia Arcuri, do canal Me Poupe!; Gustavo Cerbasi, do canal Gustavo Cerbasi; e Thiago Nigro, do canal O Primo Rico.

CONHEÇA O REAL CENÁRIO DE SUAS DÍVIDAS
Dica da Nathalia: faça um levantamento dos boletos vencidos, cobranças e saldos negativos de contas correntes. Liste qualquer financiamento imobiliário ou empréstimo no banco. E saiba, qualquer compra parcelada que você tenha feito, seja qual for a forma de pagamento, configura dívida e deve ser anotada. De cada dívida, verifique o total acumulado com juros e o montante sem juros. Agora, escolha as primeiras dívidas para renegociar – as com juros mais altos merecem prioridade. 

VIVA UM POUCO ABAIXO DO PADRÃO QUE PODERIA TER
Para Nathalia e seu “mestre” Gustavo Cerbasi, quem toma a decisão de viver exatamente com o que ganha corre riscos. Ou seja, se você tem uma renda mensal de R$ 5 mil e as despesas giram em torno desse valor, não há espaço para economizar e criar uma reserva emergencial. Em imprevistos, a falta de poupança a fará buscar capital de terceiros. Pronto, está feita a dívida. Como se organizar? Viva um pouco abaixo do padrão de vida que você poderia ter. 

CONHEÇA A REGRA DO 70/30 
70% da sua remuneração do mês deve ser para despesas (contas fixas, moradia, estudo e lazer). O ideal seria dividir assim: 55% para gastos essenciais; 5% para com educação; 10% para o que quiser.

Os 30% restantes devem ser guardados para projetos de médio e longo prazos (troca do automóvel, financiamento de um imóvel, aposentadoria).

DIMINUA O DÉBITO 
Os três especialistas são unânimes: sempre dá para tentar renegociar uma dívida para baixar os juros. Sabe aqueles dois totais descobertos na lição 1? Na conversa com o credor, tente chegar a um valor menor do que a soma do montante com juros. No caso do débito sem juros, negocie um valor um pouco maior do que o total do cálculo. Assim, o pagamento ficará justo para as duas partes. Para conseguir melhores descontos, vale juntar a grana e oferecer pagamento à vista. 

EVITE O CONSUMO EXCESSIVO DO FINAL DE ANO
Cerbasi chama a atenção para um círculo vicioso de endividamento que acontece com grande parte das famílias brasileiras: as compras de Natal. O problema está na falta de planejamento. Antes das festas, o varejo inflaciona os preços – e as pessoas costumam parcelar as compras para pagar apenas no ano seguinte. 

Só que em janeiro surgem despesas como o IPVA, matrícula e material escolar... E tudo isso também vira parcelas, tornando o ciclo do endividamento sem fim. A dica: pratique o consumo consciente. Está faltando verba para comprar todos os presentes? Substitua a lembrança por presença, preservando a saúde financeira. 

BUSQUE RENDA EXTRA
Já fez um planejamento financeiro, cortou todas as despesas supérfluas, diminuiu aquelas que não foram possíveis eliminar totalmente e ainda assim não conseguiu abrir espaço no orçamento para juntar dinheiro e sair do vermelho? Está na hora de penar em outra estratégia. Para Thiago e Nathalia, se os gastos não podem baixar, os ganhos precisam aumentar. 

Aproveite a onda da economia colaborativa para hospedar pets em casa ou sair para passear com eles, dê carona e até alugue espaço na sua mala para trazer compras para as pessoas quando for viajar (já existe até um app que te ajuda a fazer isso). Você também pode organizar um bazar e vender itens que não usa mais, como roupas, maquiagens e brinquedos dos pequenos. Use a criatividade!

*****

+ Nem sempre passamos por situações fáceis de serem enfrentadas, né? Por isso estamos aqui para te ajudar na busca pelo autoconhecimento para viver da melhor maneira possível. Confira a listinha que preparamos com 5 livros incríveis sobre amor próprio, relacionamentos, autoestima e muito mais:

Apaixone-se por si mesmo: amor próprio é tudo! É sempre importante cuidarmos da autoestima, e este livro super simples de ler vai te ajudar muito nessa missão - https://amzn.to/34DGTS3 

O Ciclo da Autossabotagem: quer se conhecer melhor e eliminar a autossabotagem da sua vida? Temos o livro perfeito para você: https://amzn.to/2pPruiR 

Seja o amor da sua vida: um livro cheio de mensagens que vão te inspirar a despertar sentimentos bem especiais dentro de si! - https://amzn.to/2oVqEk3 

Um sorriso ou dois: Fred Elboni sabe que as mulheres carregam alguns conflitos internos em relação ao mundo e aos homens. Por isso, escreveu este livro super leve e divertido que promete arrancar um sorriso sincero das leitoras - https://amzn.to/2WWxqTs 

Como Se Libertar Do Ex: Sabemos o quanto é difícil superar o fim de um relacionamento. Este livro aqui é cheio de dicas e exercícios que vão te ajudar a passar por esse momento! - https://amzn.to/2pQ86Cm 

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Ana Maria pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Dinheiro

Leia também

Golpistas tentam vender ingressos falsos para show da Madonna em Copacabana


Comprar imóvel na planta ou reformar imóvel antigo? Saiba os prós e contras


Compras internacionais taxadas; entenda o que muda com a reforma tributária


É verdade? Famosas divulgam empresa que cobra por salário-maternidade do INSS


Quer economizar? Veja os 10 estados com a gasolina mais barata do Brasil


Fernanda Montenegro entra na Justiça para receber aposentadoria atrasada: saiba como funciona a prova de vida