AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dinheiro / Fiananças

Você no azul: priorize sempre o pagamento à vista

Priorize sempre o pagamento à vista; este é o conselho dos especialistas

Da Redação Publicado em 15/09/2019, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Grande parte das compras a prazo tem acréscimo de juros, ou seja, no final você paga mais caro pelo bem - Banco de Imagem/iStock
Grande parte das compras a prazo tem acréscimo de juros, ou seja, no final você paga mais caro pelo bem - Banco de Imagem/iStock

“Sempre fico na dúvida se pago as compras à vista ou se parcelo, mesmo tendo o dinheiro para pagar à vista. O que realmente é melhor?” A. M., por e-mail 

Priorize o pagamento à vista, pois, além de poder obter descontos, você evita o acúmulo de dívida. Mas vamos avaliar as vantagens e desvantagens de ambas as formas. 

Há, sim, vantagens no parcelamento. A começar pelo fato de que, mesmo que você não disponha do dinheiro no momento, é possível adquirir o bem. 

Outro ponto positivo é o aumento no poder de aquisição: você consegue comprar coisas mais caras que, talvez, não conseguiria adquirir com pagamento à vista. Você também ganha tempo para conseguir o dinheiro e pagar as prestações, ou seja, haverá um respiro no orçamento

Mas deve-se levar em consideração que grande parte das compras a prazo tem acréscimo de juros, ou seja, no final você paga mais caro pelo bem. 

Da mesma forma que se ganha tempo para pagar a compra, você também tem que retirar o valor da parcela do orçamento dos meses restantes, e isso pode ser prejudicial para a organização das suas finanças. 

Analise sempre a necessidade do bem em questão. Sobre o pagamento no ato, a vantagem é o poder de barganha. Você também evita fazer uma dívida que poderia prejudicar o seu orçamento. 

Porém, você precisa ter o dinheiro no momento da compra, o que pode não ser algo simples de conseguir. 

Quando desejar adquirir um bem de valor mais elevado e que não seja tão urgente, o ideal é poupar o dinheiro para, se não for possível pagar à vista, dar o maior valor de entrada possível. 

Vale lembrar que o dinheiro para o pagamento à vista também poderia ser investido e render juros. Analise os juros pagos na aquisição de um bem e os juros pagos sobre o investimento. 

Dependendo do caso, pode ser mais interessante o investimento do que o pagamento no ato.

MARCELA KAWAUTI aprendeu economia na graduação da Universidade de São Paulo e no mestrado da Fundação Getúlio Vargas, além de ter mais de dez anos de experiência. É economista-chefe do SPC Brasil e colaboradora do portal de Educação Financeira Meu Bolso Feliz.