Confira dicas para alcançar o sonho do ter o próprio lar - Unsplash
Vida financeira

Como conquistar o sonho da casa própria? Confira dicas valiosas

Veja atingir o objetivo de ter um imóvel a partir da organização financeira

*LUCIANA IKEDO é colunista do Você no Azul, na AnaMaria Publicado em 25/07/2021, às 08h00

"Meu desejo é ter uma casa própria, mas não sou muito organizada financeiramente. Pode me dar dicas para realizar esse sonho logo?”, R. E., por e-mail. 

Ter um imóvel próprio ainda é o número um da lista de prioridades de muitos brasileiros, afinal, a aquisição de uma casa ou apartamento ainda é vista como sinal de estabilidade. No entanto, a compra do mesmo, seja em qual idade for, precisa ser feita de forma consciente e planejada. 

A despesa com moradia, alugada ou própria, ainda representa uma parcela significativa da renda da maior parte das famílias e, normalmente, essa é uma aquisição que envolve economia de vários anos. Para que o sonho não vire pesadelo, é preciso, primeiramente, analisar o orçamento familiar e entender se o objetivo cabe dentro da realidade em que todos se encontram. Sempre que temos um grande objetivo precisamos fazer escolhas - e isso significa fazer renúncias também. 

Para escolher um imóvel adequado, é imprescindível considerar a localização e a distância para o trabalho, a escola e o comércio local disponível, por exemplo. Além disso, o estado de conservação do imóvel e a necessidade ou não de realizar reformas, o valor do condomínio, taxas extras e IPTU também devem ser levados em conta. 

Muitas vezes, por falta de organização financeira, adquire-se um imóvel muito pequeno ou com localização ruim, o que poderá afetar negativamente o dia a dia da família. 

À VISTA OU FINANCIADO? 
Depende. Se tiver recursos para comprar à vista, é possível negociar melhor as condições de compra, reduzindo o valor do imóvel. É importante considerar a manutenção da reserva de emergência e os gastos com a documentação, reforma e mudança.

Para quem tem saldo no FGTS e é assalariado, adquirir um imóvel financiado, aproveitando a redução das taxas de juros, pode ser um bom negócio.

ALUGUEL VS. CASA PRÓPRIA
Também gosto sempre de lembrar que é preciso considerar qual o custo você teria com o aluguel de um imóvel semelhante, pois, acredite, muitas vezes, vale bem mais a pena, do ponto de vista financeiro, seguir com a locação e investir muito bem os seus recursos financeiros, garantido a rentabilidade e também liquidez. Analise com cuidado e atenção sua situação e só então tome uma decisão.

ALGUNS CUIDADOS
É preciso tomar muito cuidado com o comprometimento da renda, lembrando sempre que um endividamento saudável não deve ultrapassar 30% da renda mensal. Conforme já mencionado anteriormente, outro ponto importante é considerar também os demais custos que impactarão no orçamento pessoal. Faça as contas.

*LUCIANA IKEDO (@lucianaikedo) é assessora de investimentos com certificação CFP®, MBA Internacional pela FGV, com extensão na Ohio University (EUA) e em Finanças pelo Ibemec/Insper.

Dinheiro dicas sonho vida financeira casa própria

Leia também

Golpistas tentam vender ingressos falsos para show da Madonna em Copacabana


Comprar imóvel na planta ou reformar imóvel antigo? Saiba os prós e contras


Compras internacionais taxadas; entenda o que muda com a reforma tributária


É verdade? Famosas divulgam empresa que cobra por salário-maternidade do INSS


Quer economizar? Veja os 10 estados com a gasolina mais barata do Brasil


Fernanda Montenegro entra na Justiça para receber aposentadoria atrasada: saiba como funciona a prova de vida