Cantando, Bruna Griphao polemizou com a frase "come uma banana" - TV Globo
RACISMO RECREATIVO

BBB 23: O que é racismo recreativo? Acusação pode levar Bruna Griphao à expulsão

Segundo advogado, as falas de Bruna Griphao sobre Sarah podem ser consideradas 'racismo recreativo'

Redação Publicado em 06/04/2023, às 14h34 - Atualizado às 16h22

Desde o início do BBB 23, o debate sobre racismo esteve em alta. Desta vez, o tema ressurgiu com falas de Bruna Griphao contra Sarah Aline. A atriz teria feito rimas preconceituosas, e advogados dizem que a loira cometeu 'racismo recreativo' e tal ação pode levar a famosa à expulsão. Mas o que é racismo recreativo? 

O racismo recreativo se manifesta em meio a "piadas" e "brincadeiras" que, apesar de parecerem inofensivas em um meio, possuem um cunho racial em que associa características, físicas e culturais, das pessoas negras ou indígenas como algo inferior ou desagradável.

O QUE ACONTECEU?

Bruna e Sarah estão protagonizando embates frequentes dentro da casa. A loira acusa a amada de Ricardo de ter um “jogo confortável” no BBB 23, e fez um de seus raps provocando os adversários. No entanto, o verso “come uma banana” gerou polêmica nas redes sociais, e internautas apontaram racismo.

Durante o Jogo da Discórdia, Sarah e Bruna Griphao discutiram sobre jogo. “Você é uma pessoa baixa”, disse a atriz. “Eu não sou uma pessoa baixa, talvez se eu falasse como você, eu seria baixa”, rebateu a psicóloga. A loira ainda disse que a morena estava confortável na casa.

Antes da dinâmica, ela fez um rap alfinetando a rival: "Aqui, se você tá confortável, come uma banana. Quando tá desconfortável todo mundo espana". Amanda, que estava com ela, riu da indireta.

O QUE DIZEM OS ADVOGADOS

O público, que assimilou a fala com o fato de Sarah ser negra, não gostou da fala de Bruna - e nem os advogados. Em entrevista ao Splash, o profissional da lei e presidente da Associação Nacional de Advocacia Negra (ANAN) Estevão Silva afirmou que as falas de Bruna podem ser qualificadas como racismo recreativo.

O termo começou a ser considerado um crime a partir de 13 de janeiro, quando o presidente Lula sancionou a Lei 14.532. Caso a prática ocorra, a pena é de reclusão de 2 (dois) a 5 (cinco) anos. ALém disso, é proibida a frequência a locais destinados a práticas esportivas, artísticas ou culturais destinadas ao público por três anos, conforme o caso.

Ele utiliza do termo 'inaceitável' para se referir ao comportamento de Bruna: "Há muito tempo o movimento negro vem defendendo a criminalização das falas racistas, mesmo que em caráter de brincadeira, porque brincadeiras também ofendem e machucam, sendo assim não é um assunto novo em debate". 

EXPULSÃO?

Para Estevão, a Globo não pode se omitir sobre o caso. Caso o faça, pode ser responsabilizada na Justiça. A emissora escolheu não transmitir as falas durante a edição, nem comentou sobre.  

"A emissora Globo pode ser responder objetivamente, independente da culpa, pelos crimes ocorridos nas dependências de seu estabelecimento. Ao não se posicionar, punir os autores, a rede Globo assume ainda mais uma posição de partícipe no crime", pontuou.

POSICIONAMENTO DE BRUNA

Kakau Orphao, pai da artista, usou as redes sociais para publicar um comunicado judicial alegando a inocência da filha e a manipulação das informações. "As frases pronunciadas pela participante Bruna Griphao na segunda-feira, dia 03/04, deixaram claro tratar-se de rimas, sendo certo que foram ditas sem conotação racista e muito menos apontando a qualquer um dos jogadores do reality. Distante de qualquer ofensa discriminatória. Não há qualquer crime nas palavras ditas por Bruna Griphao", afirmou. 

racismo Bruna Griphao Sarah BBB 23 advogados

Leia também

Perseguição e abuso: Whindersson diz ter vivido situação parecida à 'Bebê Rena', sucesso da Netflix


Samara Felippo denuncia racismo contra a filha de 14 anos; relembre outros famosos que foram vítimas


O que é pansexual? Lucas Souza, ex-marido de Jojo Todynho, assume orientação sexual


Casamento, traição e morte: em livro, Susana Vieira relembra relação polêmica com ex-marido


O que é ménage? Adriano Imperador diz não conhecer termo após boatos com Belo e Gracyanne


Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, aos 51 anos