Buba não era uma mulher trans na versão original de 'Renascer' - Reprodução/Memória Globo e Instagram
Novelas

Renascer: Buba não era uma mulher trans na versão original da novela; veja diferenças

Entenda a diferença da personagem entre as duas versões de 'Renascer'

Da redação Publicado em 09/02/2024, às 12h33 - Atualizado às 12h38

Apesar de ser um remake, a novela 'Renascer' não seguiu a primeira versão à risca. No capítulo exibido na última quarta-feira (7), por exemplo, Buba (Gabriela Medeiros) revelou a José Venâncio (Rodrigo Simas) que é uma mulher trans. Porém, esse enredo é diferente da versão original da novela, que foi ao ar em 1993.

Na primeira versão, a personagem foi interpretada por Maria Luísa Mendonça. Assim como no remake, ela mantinha um relacionamento com o filho de José Inocêncio, casado com Eliana, papel desempenhado por Patrícia Pillar e, agora, por Sophie Charlotte. A diferença, no entanto, é que Buba era uma pessoa intersexo e chamada de hermafrodita, mas essa palavra não é mais usada.

Alguns telespectadores comentaram no X (antigo Twitter) sobre a modificação na trama. "Na versão original, Buba era colocada como hermafrodita, termo que não é mais usado e, sim, intersexo. Luperi quis mudar, porque disse que o público ia 'entender melhor' sendo trans", escreveu um usuário do aplicativo.

"Eu sou uma mulher trans."

Na versão original Buba era colocada como hermafrodita, termo que não é mais usado e, sim, intersexo. Luperi quis mudar pq disse que o público ia "entender melhor" sendo trans. #Renascer pic.twitter.com/GVSOLg7ubr

— Sérgio Santos (@ZAMENZA) February 8, 2024

A diferença é que intersexuais nascem com características sexuais, como testículos e ovários, que não se encaixam nas noções binárias típicas de corpos masculinos ou femininos, enquanto transexuais são pessoas que não se identificam com o sexo biológico que lhe foi atribuído ao nascer.

Autor do remake, Bruno Luperi comentou sobre a mudança em entrevista ao Gshow. Ele disse que achou necessária fazer essa alteração no roteiro para que a novela se adequasse ao momento atual da sociedade e às pautas sociais que são abordadas. "A Buba ser uma pessoa intersexo na primeira versão foi um assunto muito bem estabelecido, muito bem colocado e que trouxe muitos avanços. A necessidade de uma nova leitura sobre aquilo, diante do cenário de hoje, na minha concepção, se mostrou importante", relatou o roteirista.

"A ideia não é tirar uma questão, mas sim adicionar novas camadas e trazer o assunto da diversidade, o assunto de gênero sob uma nova perspectiva que permita que mais discussões sejam feitas", finalizou.

Sophie Charlotte Rodrigo Simas Patrícia Pillar Renascer Bruno Luperi Buba Gabriela Medeiros

Leia também

Em 'Renascer', Buba sofre ao reencontrar a mãe: ''Beto?''


'A Infância de Romeu e Julieta': confira o resumo dos capítulos de 13 a 17 de maio


'Renascer': confira o resumo dos capítulos de 13 a 18 de maio


'Família é Tudo': confira o resumo dos capítulos de 13 a 18 de maio


'No Rancho Fundo': confira o resumo dos capítulos de 13 a 18 de maio


Renascer: Du 'ressuscita' e toma decisão sobre filho com Teca