Campanha retirada do ar pela Boticário era estrelada por influenciadoras. - Reprodução/Instagram
Retirou do ar

Grupo Boticário "lamenta desconforto" causado por campanha em Caraíva

Em nota enviada à colunista, empresa cita polêmica com repúdio de "membros da comunidade durante passagem pelo vilarejo" no sul da Bahia

Paty Moraes Publicado em 11/01/2024, às 22h10

O Grupo Boticário enviou, por meio da assessoria de imprensa, um comunicado a Revista AnaMaria após a repercussão polêmica da nova campanha, intitulada "Floratta Romances de Verão - Intensas em Caraíva".

Em nota, a empresa alega lamentar "o desconforto causado aos membros da comunidade durante passagem pelo vilarejo", o que, segundo texto, não representam o que acreditam e construíram nas relações e comunicações.

Leia comunicado na íntegra:

"Nós, do Boticário, admiramos e respeitamos as belezas naturais de Caraíva e acreditamos que elas estimulam conexões e experiências únicas - o que inspirou os conteúdos de Floratta Romance de Verão na região. Valorizamos principalmente sua relevância cultural, social e ambiental e o que representam
para o país.

Lamentamos o desconforto causado aos membros da comunidade durante nossa passagem pelo vilarejo e que não representam o que acreditamos e construímos em nossas relações e comunicações.

Tomamos conhecimento da nota e estamos tratando o tema com a devida atenção e prioridade. Em respeito, as publicações foram removidas de nossas redes sociais. Reforçamos nosso comprometimento, ética, transparência e responsabilidade socioambiental, que norteiam nossas frentes de atuação nesses mais de 46 anos de história."

ENTENDA O CASO

Entidades que representam empresários e moradores de Caraíva, vilarejo distrito de Porto Seguro, no sul da Bahia, demonstraram indignação pública à nova campanha do Grupo Boticário, intitulada ¨Floratta Romances de Verão - Intensas em Caraíva¨, nesta quinta-feira (11).

Os vídeos mostram as influenciadoras Duda Riedel, Julia Tedesco e Laura Brito como três amigas solteiras, chamadas de Floratta Girls, em busca de um amor de verão. Aparentemente, trata-se do primeiro vídeo de uma série. Após a manifestação, os conteúdos da campanha, postados nos perfis de Instagram e TikTok da marca e das influenciadoras, foram retirados do ar.

Em nota de repúdio, representantes do Conselho Comunitário e Ambiental de Caraíva (CCAC) e da Associação do Nativos de Caraíva (ANAC) solicitaram "a suspensão imediata da ação em Caraíva, a retirada das mídias de toda que qualquer divulgação deste evento e, aos órgãos responsáveis Instituto Chico Mendes (ICMBIO), Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual, as medidas cabíveis conforme legislação vigente, com aplicação de multa e todas as responsabilidades legais envolvidas às pessoas da organização e diretoria do Grupo Boticário".

*PATY MORAES NOBRE é jornalista há 22 anos e com especialização em turismo e gastronomia. Atuou em empresas como Portal iG, Jovem Pan, UOL, Editora Globo e Revista IstoÉ. Nômade digital, a colunista compartilha suas experiências em seu perfil de Instagram (@patymoraesnobre), onde está à disposição para conversar com os leitores.

Polêmica Bahia Brasil Caraíva Boticário

Leia também

Grupo Boticário retira campanha do ar após repúdio de vilarejo na Bahia


Chá da tarde de Agatha Christie: Saiba como viver essa experiência exclusiva


Trabalhar viajando? Rentável, ser nômade digital faz bem para a saúde