AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

4 erros que prejudicam o tratamento da caspa

Tricologista explica por que muitas pessoas não conseguem se livrar da caspa

Da Redação Publicado em 05/10/2022, às 09h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Existem pessoas que mesmo tratando não conseguem se livrar da caspa. - Tim Mossholder/Unsplash
Existem pessoas que mesmo tratando não conseguem se livrar da caspa. - Tim Mossholder/Unsplash

A caspa é causada por uma aceleração do processo de descamação da pele, em que as glândulas sebáceas trabalham mais. Pode ocorrer por diversos motivos, como estresse, uso excessivo de secador e chapinhas, além de banhos com água muito quente e até uma predisposição genética.

Segundo a tricologista Viviane Coutinho, elas ficam localizadas na base do folículo capilar e, com isso, passam a produzir uma secreção oleosa em excesso. "O acúmulo, portanto, acaba gerando uma espécie de farelos brancos, além de coceira e um aspecto sujo nos fios – mesmo que cuidados. Existem pessoas que mesmo tratando não conseguem se livrar do problema, pois cometem alguns erros", alerta.

AnaMaria Digital separou quatro fatores que podem estar fazendo com que você continue a sofrer com o problema. Entenda!

LAVAR O CABELO COM ÁGUA QUENTE

A água quente causa o ressecamento do couro cabeludo, estimulando as glândulas sebáceas a produzirem mais sebo para contornar o problema. Por sua vez, a oleosidade contribui para o desenvolvimento de um tipo de fungo, o Malassezia Furfur, que piora o quadro de caspa. Para evitar isso, o indicado é usar água morna ou fria durante a lavagem do cabelo, e finalizar o banho com uma ducha de água fria na cabeça.

PARAR O TRATAMENTO

Um shampoo anticaspa tem componentes com função antimicrobiana e/ou prebiótica, que atacam os fungos causadores da caspa. O tratamento não deve ser interrompido por conta própria, especialmente quando há a melhora do quadro. O profissional habilitado é quem vai dizer se você deverá usar o produto para sempre ou ocasionalmente.

NÃO TER PACIÊNCIA

É importante que o shampoo seja direcionado ao couro cabeludo, e que a pessoa deixe agir conforme recomendação de um profissional ou do fabricante do produto. Durante a lavagem, também não deixe de massagear o couro cabeludo suavemente com as pontas dos dedos, sem usar as unhas. Esse procedimento, além de potencializar a entrega do shampoo, também ajuda na remoção das células mortas presentes no couro cabeludo. 

DORMIR DE CABELO MOLHADO

Por conta da correria do dia a dia, acaba sendo comum lavar o cabelo apenas à noite, quando sobra um tempinho. Dormir com os fios molhados pode provocar o aumento da oleosidade além de facilitar a proliferação de bactérias. Uma boa dica é lavar o cabelo logo pela manhã, deixando-os soltos para secar naturalmente ou sempre secar bem as madeixas antes de dormir.