5 alimentos essenciais para combater a má digestão

Mostramos itens indispensáveis no cardápio para ter um intestino regulado

Da Redação Publicado domingo 11 novembro, 2018

Mostramos itens indispensáveis no cardápio para ter um intestino regulado
O incômodo pode ser evitado com uma alimentação balanceada - Shutterstock

Barriga inchada, mal humor, constipação e sensação de “estufamento“ são algumas das principais consequências do intestino preso. 

De acordo com Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom, uma das principais causas do intestino desregulado é a combinação entre o consumo excessivo de açúcar, gordura e embutidos e a baixa ingestão de fibras e água.

A boa notícia é que, em muitos casos, o incômodo pode ser evitado com uma alimentação balanceada. Tente incluir os alimentos abaixo no seu cardápio diário:

1 - MASSAS INTEGRAIS
Aqui, a dica é substituir os brancos pelos integrais, que têm mais fibras na massa. Além dos pães, outros tipos de massas podem ser consumidos dessa forma, como macarrão, bolos e biscoitos. Mas tudo sempre com moderação, evitando os excessos.

2 - MIX DE NUTS
As oleaginosas, além de fortes aliadas da pele, cabelo e unhas, são ricas em gorduras boas e vitaminas. Além de um lanchinho entre as principais refeições, podem dar um toque especial às saladas, risotos e iogurtes.

3 - ÁGUA 
Beber muita durante o dia não é importante apenas para a hidratação corporal, mas também para que os órgãos digestivos trabalhem melhor. Além dos alimentos que contêm fibras, o líquido também é essencial para a formação do bolo fecal e facilita os movimentos peristálticos.

4 - GRANOLA 
Com aveia, castanhas e uvas-passas em sua composição, ela é rica em fibras solúveis e insolúveis, que auxiliam no bom funcionamento do intestino. Uma sugestão é consumir com iogurte e frutas. Só não exagere, pois são calóricas.

5 - FRUTAS SECAS
São ótimas para a reposição de vitaminas e nutrientes, além de terem uma concentração maior de fibras. Sendo assim, são ótimas para estimular as funções intestinais. 
 

Último acesso: 16 Jan 2021 - 23:12:09 (1047168).