AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Atividades físicas e tatuagem; saiba como manter essa combinação segura

Tatuador Rapha Lopes revela as precauções necessárias com sua nova tattoo e alerta quanto a importância de respeitar as recomendações

Tatuador Rapha Lopes revela as precauções necessárias com sua nova tattoo - Reprodução
Tatuador Rapha Lopes revela as precauções necessárias com sua nova tattoo - Reprodução

Recém-tatuados de primeira viagem ou que já possuam outras tatuagens pelo corpo podem se complicar durante o processo de cicatrização de suas novas tattoos, por não saber o momento certo de voltar para rotina de atividades físicas e exercícios. Para cada modalidade, é recomendado um tempo diferente de recuperação. 

Para o tatuador Rapha Lopes, cada caso precisa ser estudado minuciosamente e é estritamente essencial que siga as recomendações, a fim de evitar danos na arte recém realizada. Por se tratar de uma espécie de ferida aberta na superfície da pele, é necessário respeitar as fases de recuperação, desde o repouso, cuidados essenciais de higienização e limpeza até o contato e exposição ao suor, sol e água. 

“Praticantes de atividade física precisam redobrar os cuidados na tão desejada tatuagem. As primeiras 48 horas devem ser de repouso máximo. Evitar o suor na região e contrair os músculos, pode garantir que a tatuagem fique da maneira que o cliente sonhou. Para os que resolveram tatuar as pernas, por exemplo, nas primeiras 48 horas coloque os pés para cima sempre que possível, isso evita qualquer possibilidade de inchaço devido ao peso do corpo”, explica o especialista. 

Para atividades mais intensas, Rapha explica que é necessário um período maior, pois, além dos problemas citados, o atrito de roupas na área tatuada pode irritar e causar inchaços. “A vida intensa de treinos requer pelo menos 15 dias de recuperação. Em exercícios ao ar livre como corridas, é recomendado pelo menos 30 dias pois não se pode colocar protetor solar na tatuagem recém feita. Após esse período, é recomendado sempre usar o protetor solar quando a tatuagem estiver exposta”, indica. 

Por fim, Rapha Lopes alerta sobre as possíveis complicações:  “É comum negligenciar o processo de recuperação de uma tatuagem pois, diferente de um machucado tradicional, o visual é muito bonito. Porém, é importante destacar que é um processo que requer igual atenção. Não tratar bem e respeitar o período de recuperação pode acarretar deformidades irreversíveis no desenho e o pior, infecções sérias que podem levar o recém tatuado à internação”, finaliza.

Conheça o trabalho:

Tatuagens