AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Carnaval 2024: Como preparar a pele para os dias de folia? Dermatologista dá dicas

Hidratação, proteção solar e limpeza correta são aliados para curtir o carnaval 2024 de forma segura

Marina Borges

por Marina Borges

mborges_colab@caras.com.br

Publicado em 10/02/2024, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Saiba como preparar a pele para os dias de carnaval - Freepik
Saiba como preparar a pele para os dias de carnaval - Freepik

Todo mundo sabe que um dos pontos altos dos looks carnavalescos são as maquiagens cheias de cores e brilhos. Mas, para arrasar na fantasia sem prejudicar a saúde da pele nesse período é importante tomar alguns cuidados antes e depois das festividades.

No carnaval, os foliões passam por constante exposição ao sol, desidratação, suor contínuo, contato com poluição e isso afeta a pele diretamente. Por isso, a recomendação dos especialistas para essa época é uma rotina com cuidados que deve começar com um reforço na hidratação corporal e aplicação de protetor solar antes e durante a folia, além da higienização adequada para remover a maquiagem e todas as impurezas.

Para a dermatologista Aline Erthal, antes de pensar em skincare é essencial pensar na hidratação do corpo como um todo, ou seja, via oral. “No carnaval, em especial, além da perda de líquido pelo suor, existe a possibilidade do consumo de bebida alcoólica, que ajuda a desidratar”, explica.

É muito importante, segundo a especialista, manter a pele limpa e hidratada, preparada para as ‘agressões’ que ocorrem nesse período. “Uma pele bem hidratada é mais “forte”, pois a hidratação ajuda a criar uma barreira cutânea íntegra e mais resistente às agressões do meio externo”. A dermatologista alerta também para a importância do uso do filtro solar, que deve ser aplicado ao longo do dia para garantir a proteção da pele e prevenir o câncer de pele, que é um dos mais comuns do mundo.

Outro cuidado importante para proteger a pele é sempre verificar a qualidade e a validade dos produtos utilizados e caprichar na limpeza retirando toda a maquiagem antes de dormir. “Limpar o rosto duas vezes por dia é fundamental ao longo do ano todo e não somente no carnaval”, alerta.

“Quando passamos muitas horas com resíduos na pele, isso claramente entope os poros e predispõe a ter lesões, como a acne, e até algumas alergias e irritações. No carnaval, devemos redobrar esses cuidados, pois as maquiagens incluem produtos mais alergênicos como glitter e cola e o risco de alergias e irritações é ainda maior”.

Para limpar corretamente o glitter e maquiagens mais pesadas, a médica recomenda evitar a fricção ou atrito. “O ideal é primeiro tentar dissolver a maquiagem pesada antes de limpar e aí entram os demaquilantes bifásicos que são oleosos e ajudam a derreter a sujeira sem atrito com a pele. Depois vem o sabonete para completar a limpeza”.

DICAS PARA CUIDAR DA PELE NO CARNAVAL

  • Mantenha a pele hidratada
  • Use sempre protetor solar com FPS 50 no mínimo, reaplicando ao longo do dia
  • Tome cuidado com a procedência e a data de validade das maquiagens, tintas de rosto, glitter e semi joias para rosto
  • Consuma água continuamente durante e após o período carnavalesco
  • Evite produtos adstringentes, ou seja, à base de álcool e dê preferência a produtos oleosos para retirar o glitter e a maquiagem pesada
  • Opte por glitter biodegradável, pois outros tipos prejudicam o meio ambiente

Além disso, o sabonete, essencial para retirar os produtos mais oleosos de limpeza, é um aliado importante na rotina de cuidados com a pele. O produto deve ser usado pela manhã, antes do protetor solar, e à noite, antes do hidratante. Seguindo esses cuidados, é só se jogar na folia!