AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / SAÚDE INFANTIL

Criança doente pode ir à escola? Saiba quando deixar o seu filho em casa

Conversamos com uma médica otorrinolaringologista sobre o assunto; veja as recomendações médicas para uma criança doente

Criança doente - Foto: Reprodução/Pixabay
Criança doente - Foto: Reprodução/Pixabay

O bem-estar de uma criança e se ela deve ou não ir para a escola quando está doente são preocupações comuns no dia a dia de toda mãe ou responsável legal. Porém, a resposta depende da doença e da gravidade dos sintomas. Está vivendo essa situação em casa? AnaMaria esclarece suas dúvidas!

"O afastamento da escola depende da doença e do estado geral da criança. Crianças com quadros de febre, diarreia e vômitos devem ficar afastadas até a melhora dos sintomas. Depois de 24 h sem febre, está liberado”, resume a otorrinolaringologista Roberta Pilla.

Casos de gripe, segundo a médica, costumam pedir de cinco a sete dias de isolamento da criança doente, para que não contamine as outras.

Volta às aulas: dicas para prevenir as crianças de doenças respiratórias

Exemplos de sintomas em que a criança deve ficar em casa

Gripe: não é recomendado que a criança vá à escola neste caso porque o resfriado é altamente contagioso. A criança doente também deve ser incentivada a lavar as mãos regularmente e cobrir a boca ao tossir ou espirrar.

Febre: se a criança doente tiver febre (acima de 38° C), ela deve ficar em casa até que a temperatura corporal volte ao normal. A febre é um sinal de que o corpo está combatendo uma infecção e a criança precisa de descanso para se recuperar.

Vômito ou diarreia: se a criança doente estiver vomitando ou tiver diarreia, ela deve ficar em casa até que os sintomas desapareçam e ela esteja se sentindo bem o suficiente para participar das atividades escolares. Isso pode ser um sinal de desidratação, que pode ser grave, especialmente em crianças pequenas.

Infecções contagiosas: se a criança doente tiver uma infecção contagiosa, como conjuntivite ou catapora, ela deve ficar em casa até que tenha recebido a aprovação de um médico para retornar à escola. Isso ajudará a prevenir a transmissão da doença.

Se ainda assim você não tiver certeza se a criança deve ir à escola ou não, consulte seu pediatra. O médico poderá avaliar a criança e orientá-la sobre a melhor decisão.

Sintomas que permitem a ida à escola

Dor de cabeça leve: se a criança estiver com uma dor de cabeça leve e não tiver outros sintomas, como febre ou vômito, ela pode ir à escola. No entanto, se a dor de cabeça persistir ou piorar, é melhor que ela fique em casa e consulte um médico.

Alergias sazonais: se a criança estiver sofrendo de alergias sazonais, como rinite, ela pode ir à escola, desde que esteja tomando medicamentos para aliviar os sintomas. No entanto, se os sintomas forem graves, como dificuldade para respirar, é melhor que ela fique em casa e consulte um médico.

Cuidados que funcionam

Para conter o alcance dessas infecções em casa e na escola, Roberta sugere a adoção fixa de certas condutas, como: 

  • Evitar ambientes fechados e pouco arejados, onde há maior propagação de vírus e bactérias, principalmente nos dois primeiros anos de vida;
  • Manter a cobertura vacinal em dia;
  • Manter um bom consumo de água para maior hidratação do corpo;
  • Ter hábitos de higiene regulares, como lavar as mãos e usar o álcool gel;
  • Evitar contato com pessoas que apresentem sintomas respiratórios;
  • Estimular o uso de lenço descartável para limpar o nariz;
  • Sempre cobrir o nariz ao tossir e espirrar (nunca com as mãos);
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos e copos;
  • Ter uma alimentação de qualidade, rica em vitaminas e nutrientes;
  • Nutrir hábitos saudáveis desde cedo para um melhor desenvolvimento.

Atividades físicas: aprenda a escolher a melhor para as crianças

Leia também

Quanto custa a mensalidade da escola de Maria Alice? Valor surpreende web

Como escolher a melhor escola para o futuro dos seus filhos?

Preciso mudar meu filho de escola; veja como fazer isso sem traumas