AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Entenda a importância de bons hábitos para ter uma longevidade saudável

Os hábitos são criados para que nosso cérebro não se sobrecarregue

Fala meu povo da AnaMaria, tudo bem? Hoje quero trazer a longevidade de uma forma bem prática. Entender a relevância de criar bons hábitos é fácil, mas colocar tudo em prática é um grande desafio para a maioria das pessoas. Como isso acontece em sua vida?

Antes de mais nada, precisamos entender como funciona o nosso cérebro que, quando aprende algo e identifica um padrão, começa a executar essas ações e criar os padrões com menos esforço. Daí, a explicação de que temos a noção de que essas ações são feitas automaticamente.

Já os hábitos são criados para que nosso cérebro não se sobrecarregue, ou seja, é uma forma mais fácil do nosso organismo trabalhar. Por isso, quanto mais repetimos esse padrão de comportamento e pensamento, mais enraizado o hábito estará em nossa mente.

E QUANTO TEMPO LEVA PARA ADQUIRIR UM NOVO HÁBITO?

Alguns especialistas dizem ser necessários 21 dias para que um novo hábito seja estabelecido. Outros, no entanto, falam em 66 dias. Falando na minha opinião, esse período depende da dificuldade desta ação. Vou te dar alguns exemplos: beber mais água é fácil, mas sair do sedentarismo é bem mais complexo e envolvem muitas mudanças de atitude.

E, por falar em exercício, é fato que praticar atividade física ajuda a preservar a força muscular e evitar perda óssea a partir dos 50 anos. No Brasil, os mais de 50 anos sofrem muito com a falta de força, perdendo até a autonomia nas tarefas do dia a dia. Vamos lembrar que, quando perdemos essa capacidade, a nossa qualidade de vida reduz consideravelmente.

Ou seja, percebemos nitidamente que mudar ou adquirir um hábito não é uma tarefa tão simples assim. Exige esforço, disciplina e persistência! Nenhuma mudança verdadeira e duradoura acontece sem transformação.

ALGUMAS REGRINHAS DE OURO SÃO FUNDAMENTAIS!

  1. Manter a rotina em sua vida, coloque a saúde em prática;
  2. Criar um ambiente acolhedor em sua casa. A família precisa de conexão com os bons hábitos;
  3. Manter uma alimentação saudável e uma regularidade no horário das refeições;
  4. Praticar atividades físicas ao menos três vezes por semana;
  5. Buscar equilíbrio entre vida pessoal e profissional.