Entenda por que as pálpebras ficam flácidas e saiba como evitar

Muito comum entre pessoas mais velhas, aquele excesso de pele nos olhos incomoda, mas tem solução

quinta 25 outubro, 2018
Diversos fatores influenciam a flacidez das pálpebras
Diversos fatores influenciam a flacidez das pálpebras Foto:iStock

Envelhecimento, exposição solar e falta de hidratação estão entre os principais motivos que deixam as pálpebras dos olhos caídas. De acordo com a cirurgiã plástica Beatriz Lassance, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, essa pele, que já é extremamente fina, acaba perdendo sua espessura e elasticidade ao longo de nossas vidas, o que dá um aspecto de pele sobrando.

“Isso acontece quando o colágeno e fibras elásticas mudam de qualidade e quantidade, deixando a pele ainda mais fina e menos flexível”, explica.  A médica explica que, sob a pele, existem outras estruturas, músculos muito finos, e um depósito de gordura que serve para acomodar o globo ocular. Essa gordura é contida por uma membrana que também perde sua qualidade e acaba saindo um pouco do lugar: são as bolsas palpebrais.

Notícias Relacionadas

COMO MELHORAR OS OLHOS?

Manter a pele hidratada e protegida do sol é sempre a opção mais saudável. Se possível, invista naqueles cremes especiais para essa região, pois a hidratação protege a pele e consegue melhorar o seu aspecto. Agora, se o problema já existe, e incomoda, a solução pode ser a cirurgia, chamada blefaroplastia.

De acordo com Beatriz, atualmente a conduta é mais conservadora. "Ao invés de retirar volume, reposicionamos os tecidos", diz. No consultório, o diagnóstico é muito importante. O aspecto cansado e triste pode ser devido à queda do supercílio, associado a olheiras e sobra de pele.

"Se todas essas estruturas não forem tratadas em conjunto, não ficará bom. Em pacientes jovens, uma retirada de pele simples pode ser suficiente", explica a médica. "Nas pálpebras inferiores, pode haver flacidez dos ligamentos e músculos além da protrusão das bolsas. Novamente, todas as estruturas devem ser tratadas em conjunto."

No entanto, a cirurgia não é a única opção para solucionar essa sobra de pele no consultório. “Pacientes podem reclamar de pequena sobra de pele na pálpebra superior que pode ser corrigida com toxina botulínica, por exemplo”, esclarece Beatriz.

Da Redação
Leia Mais:

Receba em Casa

Vídeos

BEM-ESTAR

  1. 1 Como evitar as doenças de pele mais comuns do verão e curtir a estação
  2. 2 Dor de ouvido, não! Veja 5 dicas para evitar otites no verão
  3. 3 Padre Marcelo dá dicas para você ter um 2019 abençoado
  4. 4 Luiza Brunet mostra mamografia; veja 7 mudanças no corpo que pedem exame
  5. 5 Faça você mesma: veja massagem que ajuda a desinchar as pernas e a barriga