AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Bem-estar

O perdão é poderoso: 4 dicas de colocá-lo em prática e se livrar das amarras

Aceite, tenha humildade e busque sua paz interior após perdoar

Da Redação Publicado em 04/01/2023, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Carlos Veiga Júnior, criador do Gerenciamento BioEmocional, ensina como - Banco de imagens
Carlos Veiga Júnior, criador do Gerenciamento BioEmocional, ensina como - Banco de imagens

Quem nunca disse que perdoou uma pessoa ou a si mesmo, mas, no fundo, continuou remoendo o acontecido, que atire a primeira pedra. O processo do perdão genuíno vai exigir mudanças e é preciso estar aberto a elas. Terá ainda que soltar coisas às quais está apegada, mesmo sofrendo por elas.

Para que o processo de perdão genuíno aconteça, estas mudanças precisam vir direto do espírito e não de nenhuma parte do passado.

“A nossa saúde mental pode nos deixar mais saudáveis ou mais doentes e o perdão é fundamental para esse processo”, explica Carlos Veiga Júnior, médico e fundador do método Gerenciamento BioEmocional (GBE). 

Para a AnaMaria Digital, o especialista lista os passos para você perdoar de maneira verdadeira e ser mais feliz. Confira!

ACEITE SEUS SENTIMENTOS
Isso quer dizer deixar de racionalizá-los e abrir-se inteiramente ao que você está sentindo, reconhecer qual é a emoção atrelada aos sentimentos (raiva, tristeza, medo ou asco). Imediatamente, vem um pensamento que quer etiquetar o sentimento de frustração, abandono, traição, e outros. Não rotule neste momento, apenas o sinta por alguns minutos, reconhecendo a emoção. Isto nos leva a um estado mental de honestidade. Não é possível dar o segundo passo sem a calma para realizar o primeiro.

ASSUMA A RESPONSABILIDADE
Aqui, a honestidade nos permite observar que há uma voz na cabeça que diz: “estou me sentindo mal, quem é o culpado?”.  Este é o falso eu, a mente e o ego tentando te despistar da responsabilidade pelo sentimento, procurando atribuir a responsabilidade a outro.  É uma programação mental que nos faz perguntar: quem me fez isso? Quem está me atacando?

TENHA HUMILDADE  E VONTADE
Ela nos permite compreender que estamos equivocados. Aceitar que não sabemos como solucionar aquela questão. Significa um compromisso com a paz. Se unir à outra parte da mente que não está programada, uma parte que chamaremos de compreensão, mas também é chamada de muitos nomes como: Cristo interno, Buda interno, Mestre interior, Guia interno, Espírito Santo, Mente Superior, Eu verdadeiro, Essência, Ser. 

Escolha a vontade de amar e aceitar este momento, porque a aceitação é a unidade na mente, assim como o abraço é a unidade entre os corpos. Quero unidade, escolho perdoar, assumo um compromisso com a paz! Deixo de ser alguém que busca culpados.

ACEITE
Assim como você aceitou o que está sentindo, agora aceitará a situação atual exatamente como está ocorrendo, porque não poderia ser de outra maneira. Da mesma forma que qualquer coisa que tenha acontecido no passado também não. 

O que fizemos foi feito de tal maneira que naquele momento era o que estávamos sentindo, e não podíamos sentir outra coisa. A aceitação nos coloca imediatamente em um estado de paz interna, um estado vibratório de energia mais elevado, em que vamos, lentamente, aprendendo a ver o que antes não víamos. No entanto, deixamos de exigir que sejamos capazes de ver ontem o que vemos agora.