AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Pedras nos rins: sabia que o número de casos crescem 20% no inverno?

Veja quais são os cuidados importantes para driblar obstáculos trazidos pelos dias frios no cuidado com o sistema urinário

Redação Publicado em 09/08/2023, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os rins sofrem mais com a chegada das baixas temperaturas. - Robina Wermeijer/Unplash
Os rins sofrem mais com a chegada das baixas temperaturas. - Robina Wermeijer/Unplash

O frio chega e, aos poucos, as garrafinhas de água que acompanham a rotina vão sendo esquecidas no armário, perdendo espaço para cafezinhos, capuccinos, chás e outras bebidas que até aquecem, mas não necessariamente hidratam. Esse é o ponto de atenção a se observar para não descuidar dos rins nessa época do ano, em que casos de cálculos renais chegam a subir 20%, segundo dados da Dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN).

A nefrologista Tamara Cunha, especialista em prevenção de cálculos renais na Clínica ERA Nefrologia, observa que a saúde dos rins não fica prejudicada especificamente no inverno, porém certas condições relacionadas ao tempo podem ter um impacto indireto no funcionamento deles. "Por exemplo, durante o inverno, é comum que as pessoas não bebam água suficiente devido à diminuição da sede e ao clima frio. A falta de hidratação adequada pode aumentar o risco de formação de cálculos renais e infecções urinárias", explica.

Segundo a médica, o consumo de alimentos calóricos, um comportamento típico do inverno, por si só não é considerado um vilão, mas, quando associado a uma redução do consumo de água, pode começar a interferir na saúde renal. "A questão é que uma dieta rica em gorduras saturadas e açúcares pode levar à obesidade e diabetes, que, por sua vez, são fatores de risco para doenças renais", contextualiza Dra. Tamara. Além disso, ela lembra que uma dieta pouco saudável acompanhada de um consumo excessivo de álcool pode acelerar a degradação dos rins, já que o álcool contribui com a desidratação do corpo.

COMPORTAMENTOS DO CORPO PARA PRESTAR ATENÇÃO

Os sintomas das doenças renais podem variar, dependendo da condição específica, mas Tamara recomenda uma atenção maior a sinais como:

  • mudanças na micção (como frequência aumentada)
  • redução na quantidade de urina
  • sangue na urina
  • fadiga
  • inchaço nos tornozelos ou ao redor dos olhos
  • pressão alta persistente
  • dor nas costas
  • perda de apetite

COMO CUIDAR MELHOR DOS RINS?

A pedido de AnaMaria Digital, a nefrologista elenca hábitos importantes a serem reforçados para preservar a saúde renal no tempo frio:

  1. Beber bastante água, mesmo que não sinta tanta sede. Manter a hidratação é essencial para o bom funcionamento dos rins.
  2. Cuidar da alimentação. Elaborar uma dieta equilibrada e saudável, evitando alimentos processados e ricos em gorduras saturadas e açúcares.
  3. Manter-se na ativa. A prática regular de exercícios físicos pode ajudar a manter a pressão arterial sob controle e promover uma boa circulação sanguínea, benéfica para os rins.
  4. Consultar um médico regularmente. Realizar exames de rotina para verificar a saúde dos rins e outras condições relacionadas é uma medida profilática importante.