AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Publieditorial

Sesc São Paulo promove a alimentação saudável com o Experimenta! Comida, Saúde e Cultura

Com bate-papos e atividades práticas totalmente online e gratuitas, o projeto mostra como as escolhas alimentares influenciam a nossa saúde ao longo da vida

Redação Publicado em 08/10/2021, às 12h57 - Atualizado às 13h15

Sesc São Paulo promove a alimentação saudável com o Experimenta! Comida, Saúde e Cultura - Dani Sandrini
Sesc São Paulo promove a alimentação saudável com o Experimenta! Comida, Saúde e Cultura - Dani Sandrini

O consumo de alimentos prontos — e muitas vezes ultraprocessados — tem se tornado cada vez mais comum. Com eles, o tempo para preparar e realizar uma refeição é menor, o que pode até trazer mais praticidade na hora do almoço ou do jantar, por exemplo. No entanto, eles também apresentam pontos negativos, como a dependência dessa forma de alimentação e a ingestão de substâncias artificiais, como conservantes e corantes, além de contribuírem para um consumo maior de açúcares, sal e gorduras.

Uma vez que a saúde está ligada, entre outras coisas, às escolhas alimentares que fazemos ao longo da vida, que tal refletir um pouco sobre a nossa relação com a comida? Pensando nisso, o Sesc São Paulo convida o público a participar da quinta edição do Projeto Experimenta!  Comida, Saúde e Cultura.

De 16 a 24 de outubro, os canais digitais do Sesc São Paulo vão oferecer palestras, oficinas culinárias, cursos e outras atividades práticas para promover a alimentação  adequada e saudável. Com uma programação totalmente online e gratuita, nutricionistas, chefs e outros especialistas da área vão mostrar que pequenas ações levam a um consumo mais consciente.

O projeto busca ampliar a liberdade em torno das escolhas alimentares e disseminar informações sobre temas ligados à alimentação e o sistema alimentar como um todo, desde o cultivo até o alimento chegar ao consumidor.

Para Márcia Bonetti Sumares, Gerente de Alimentação e Segurança Alimentar do Sesc SP, essa tarefa é de suma importância. “Esta é uma área de conhecimento transversal, diretamente ligada à saúde, à cultura e diz respeito ao cotidiano de todas as pessoas. A democratização do acesso à informação de qualidade amplia a autonomia para que as pessoas possam fazer escolhas conscientes, razão pela qual o Sesc São Paulo desenvolve um trabalho permanente de Educação Alimentar e Nutricional”, afirma ela.

Comida, cultura e a importância do consumo consciente 

O Projeto Experimenta! se baseia em alguns eixos para gerar um impacto positivo em cada indivíduo e, consequentemente, na sociedade. A valorização das culturas alimentares tradicionais é uma delas, que, entre outros pontos, ressalta os benefícios de se sentar à mesa e compartilhar o momento da refeição e evitar o consumo excessivo de produtos ultraprocessados.
Ir à feira e refletir sobre a diferença entre comprar de um pequeno produtor ou de uma rede de hipermercados também faz parte das discussões. Muitas vezes, as pessoas são levadas a comer certos produtos  por causa de propagandas e essa influência impacta na alimentação. Nesse contexto, cozinhar e conhecer mais sobre os alimentos que está consumindo são atitudes fundamentais para ter uma alimentação mais saudável. 

A rotina acelerada acaba sendo um  obstáculo para desenvolvermos o hábito de cozinhar. Além de garantir o melhor aproveitamento dos alimentos e o consumo de pratos mais saudáveis, cozinhar é uma conexão com a comida e com as pessoas com quem a dividimos, mas essa cultura vem enfraquecendo com o passar do tempo. Por isso, é importante dedicar tempo para pensar e planejar nossa alimentação.

Cozinha: um lugar para todos

Muitas vezes, a tarefa de cozinhar fica sob a responsabilidade de apenas um membro da família — em geral, uma mulher —, mas todos podem e devem participar. Ao compartilhar o ato de preparar a refeição, um espaço de afeto e de encontros especiais é criado, dando vida a pratos mais saborosos e transformando o que seria um trabalho maçante em algo divertido.

Apesar de parecer complexo, é possível começar com receitas básicas, como preparar arroz e feijão, por exemplo. Com a facilidade da internet, muitos sites ensinam o passo a passo para quem nunca colocou a mão na massa ou que acha difícil fazer isso. Assim como ninguém nasce sabendo de tudo, cozinhar é uma questão de prática.

Outra dica interessante é fazer refeições para a semana toda, pois assim não é necessário começar do zero todos os dias. Separe um tempo do seu momento de folga, por exemplo, prepare quantidades maiores, e congele ou guarde na geladeira em potinhos alimentos como saladas, sopas, feijão, molhos e assados. Dessa forma, você tem pratos prontos, sem muito esforço e que foram feitos por você.

O grande ponto positivo desse processo é a autonomia. Ao preparar a própria refeição, as pessoas desenvolvem o empoderamento, dando a elas a liberdade para fazer escolhas mais saudáveis que permitam evitar, ou diminuir, o consumo de alimentos ultraprocessados.

Com informações essenciais e de aplicação prática no dia a dia, o Experimenta! – Comida, Saúde e Cultura  reforça o compromisso do Sesc com a promoção da alimentação saudável.

Mas atenção: é preciso realizar a inscrição prévia para poder participar de algumas das atividades. Acesse sescsp.org.br/experimenta para saber mais sobre o projeto e conferir a programação completa.