AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Carreira / Confira!

Como estudar nos Estados Unidos sem sair do Brasil? Veja opções gratuitas

O ensino à distância e remoto pode ser um grande aliado para estudar nos Estados Unidos; Confira as oportunidades

Saiba como estudar nos Estados Unidos sem sair do Brasil - Unsplash/Unseen Studio
Saiba como estudar nos Estados Unidos sem sair do Brasil - Unsplash/Unseen Studio

Ter uma experiência internacional no currículo é um grande diferencial profissional, mas, a vivência internacional não é viável para muitos, seja pela impossibilidade de estar em outro país ou por questões financeiras. Mas é possível estudar nos Estados Unidos sem sair do Brasil e AnaMaria te explica como, confira!

O primeiro passo para isso é pesquisar e selecionar instituições de ensino norte-americanas que ofereçam programas de seu interesse. Grandes universidades como Harvard, MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e Stanford oferecem cursos online e gratuitos que servem de norte para escolher tanto a área de interesse quanto a instituição desejada.

O reitor da Logos University International (UniLogos), universidade de Miami com títulos reconhecidos pelo MEC brasileiro, Gabriel Lopes, explica que outro ponto importante é atender aos requisitos de admissão exigidos, os quais variam de acordo com a instituição escolhida. O próximo passo é enviar a inscrição e solicitar o visto de estudante.

Caso se mudar para os EUA não esteja nos seus planos, existem opções de programas de ensino a distância. Neste caso basta fazer uma busca na internet, estando atenta ao credenciamento institucional para saber se o curso é adequado ao seu interesse.

VANTAGENS PARA A VIDA E O CURRÍCULO

Além da experiência cultural, fazer um curso internacional traz uma série de vantagens profissionais. Para Gabriel, é uma oportunidade de ampliar a rede de contatos e aprimorar a fluência em outro idioma, já que os cursos são oferecidos em diversas línguas.

Outro benefício é o acesso a oportunidades de carreira internacionais. “A internacionalização curricular proporciona uma visão mais ampla do mundo, preparando os estudantes para enfrentar desafios globais e se destacar em um mercado de trabalho cada vez mais internacionalizado”, afirma o reitor da Logos University International (UniLogos).

COMO ESCOLHER O CURSO?

Escolher um curso norte-americano sem sair de casa pode parecer desafiador, mas é possível. O reitor da UniLogos lista algumas dicas para facilitar esse processo:

  • Pesquise online: utilize recursos como websites de universidades norte-americanas, plataformas de cursos online (como Coursera, edX, Udemy) e bancos de dados educacionais para explorar uma ampla variedade de cursos disponíveis;
  • Analise as avaliações e comentários: ao pesquisar cursos online, leve em consideração as avaliações e comentários de estudantes anteriores para ter uma ideia da qualidade do curso e do conteúdo oferecido;
  • Verifique a credibilidade da instituição: certifique-se de que a instituição que oferece o curso seja reconhecida e respeitada no campo acadêmico. Isso garantirá que o curso tenha relevância e qualidade reconhecidas;
  • Avalie os pré-requisitos e objetivos do curso: verifique os pré-requisitos do curso para garantir que você atenda aos requisitos mínimos e que o curso esteja alinhado com seus objetivos educacionais e profissionais;
  • Considere oportunidades de certificação e crédito: alguns cursos online oferecem certificados de conclusão ou créditos acadêmicos. Avalie se essas oportunidades são importantes para seus objetivos de aprendizado e carreira antes de selecionar o curso.

Está fazendo um curso EAD? Supere as principais dificuldades

OPÇÕES GRATUITAS PARA ESTUDAR NOS ESTADOS UNIDOS

Universidades de prestígio internacional como Harvard, MIT e Stanford têm suas próprias plataformas que oferecem cursos online e gratuitos de diversas áreas do conhecimento.

No total, há mais de 100 cursos de Harvard disponíveis na plataforma edX, por exemplo. Em todos os casos, eles podem ser realizados gratuitamente. Porém, em alguns deles, é necessário pagar uma taxa para receber um certificado de conclusão da universidade.

Na página de cada um dos cursos, é possível ver uma breve descrição do conteúdo oferecido, além de outros dados como estimativa de duração.

Na maioria dos casos é necessário ter um bom conhecimento de inglês para acompanhar as aulas, mas não é exigido nenhuma comprovação de proficiência. Há também opções de aula com legendas em português. Para participar dos cursos online gratuitos de Harvard, basta criar uma conta na plataforma edX, disponível no link.

Stanford, outra universidade de ponta dos Estados Unidos, também oferece cursos online gratuitos nesta plataforma. São diversas opções que vão desde a área de medicina até música, disponíveis para consulta aqui. A maioria é ofertada em inglês e, em alguns casos, é necessário pagar pelo certificado após a conclusão do curso.

Plataformas online gratuitas podem ajudar na preparação para o Enem

Há também os programas oferecidos pelo MIT, que é uma das melhores universidades do mundo. Atualmente, são disponibilizados mais de 200 opções em 37 departamentos das áreas de humanas, biológicas e exatas da universidade.

A plataforma oferece cursos de curta duração e de graduação e, desde 2008, a instituição passou a incorporar vídeos aos matérias e são mais de 100 videoaulas completas com professores da instituição. No link disponível aqui, é possível consultar os cursos com turmas em andamento e quais estão com inscrições abertas.

Outra opção é a plataforma Classcentral que disponibiliza mais de 500 cursos online gratuitos de instituições como Princeton, Yale e Columbia. Do total, 400 deles oferecem certificado, que pode ser pago. Todos os cursos são ministrados em inglês, com alguns com a opção de legendas em português.

Você sabia que existem serviços gratuitos em várias universidades?