AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Carreira / Saiba mais!

Dia Mundial de Combate às LER/DORT: Como tratar condição ligada ao trabalho?

As lesões por esforço repetitivo (LER) são uma das principais causas de afastamento do trabalho. Saiba mais sobre o combate às LER

As lesões por esforço repetitivo (LER) são uma das principais causas de afastamento do trabalho. Saiba mais sobre o combate às LER - Unsplash/Christin Hume
As lesões por esforço repetitivo (LER) são uma das principais causas de afastamento do trabalho. Saiba mais sobre o combate às LER - Unsplash/Christin Hume

As lesões por esforço repetitivo (LER) são uma das principais causas de afastamento do trabalho e as mãos são significativamente impactadas. Neste dia 28 é marcado como Dia Mundial de Combate às LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). Mas você sabe o que é e como tratar esta condição ligada ao trabalho? AnaMaria te explica!

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO

No ano passado, segundo o Ministério da Previdência Social, a síndrome do túnel do carpo, por exemplo, afastou 24.002 pessoas das suas ocupações, 33,15% a mais do que em 2022. Em 2020, a apresentadora Ana Maria Bragarevelou durante o 'Mais Você' que precisou fazer uma cirurgia na mão para tratar tal condição.

A síndrome do túnel do carpo é uma das lesões mais comuns relacionadas ao trabalho e atinge frequentemente quem passa muito tempo digitando, como também profissionais da área de construção e manufatura, como explica o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), Antonio Carlos da Costa.

De acordo com o médico, essa condição surge a partir da compressão do nervo mediano, que passa dentro de uma estrutura chamada túnel do carpo. Esse nervo controla a sensibilidade da palma dos dedos da mão, com exceção do dedo mínimo, e manda impulsos para os músculos que mexem o polegar.

Ana Maria Braga surge com tala na mão e revela cirurgia: ''Muita dor''

O principal sintoma é a sensação de formigamento, que se manifesta geralmente à noite, além de dor, que pode ser intensa a ponto de acordar a pessoa. “A evolução da síndrome dificulta manipular estruturas pequenas e executar tarefas simples, como pregar um botão, enfiar linha em uma agulha, segurar e pegar objetos, amarrar os sapatos e até dificuldade de distinguir o quente do frio”, afirma o especialista.

SINOVITE E TENOSSINOVITE

Outros problemas ligados ao esforço repetitivo podem impactar as mãos, como a sinovite e a tenossinovite. Somente no ano passado, elas foram as causas responsáveis pela concessão de 6.922 benefícios por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), alta de 20,9% na comparação com 2022.

“A sinovite é a inflamação da membrana sinovial, tecido que reveste a parte interna das articulações, responsável por produzir o líquido sinovial, que serve para lubrificar a articulação e prevenir o desgaste das cartilagens”, diz o presidente da SBCM. “Já a tenossinovite é um tipo de inflamação que afeta a bainha tendinosa ou bainha tendínea, um tecido que cobre os tendões e que facilita o movimento e a conexão dessas estruturas com os músculos e ossos”, completa.

As lesões por esforço repetitivo (LER) são uma das principais causas de afastamento do trabalho
As lesões por esforço repetitivo (LER) são uma das principais causas de afastamento do trabalho e as mãos são significativamente impactadas - Unsplash/Luis Quintero

De maneira geral, as LER englobam uma série de doenças provocadas por movimentos em excesso, força em excesso ou atividades em que partes do corpo assumem posições viciosas por muito tempo. “Geralmente o paciente relata dor, desconforto, formigamento que piora aos esforços e melhora com o repouso”, explica o especialista.

Contudo, ressalta Antonio Carlos, algumas doenças, como síndrome do túnel do carpo, podem estar relacionadas aos esforços repetitivos, entretanto, bem mais da metade dos casos o problema não tem relação com eles.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO

Algumas ações simples podem ajudar no combate às LER/DORT. Uma recomendação, para quem trabalha com computadores, por exemplo, é fazer uma parada de cinco minutos a cada 25 minutos de trabalho de digitação.

“Não é recomendado utilizar apoio de punho durante a digitação, pois aumenta o risco de provocar compressão nos nervos dessa região. A digitação deve ser feita com os pulsos ligeiramente levantados. Os apoios são projetados para permitir o repouso confortável do punho durante as pausas”, afirma o ortopedista.

Alongamentos com as mãos e os punhos também podem ajudar na prevenção, com indicação de um especialista em cirurgia da mão. Mas, a principal orientação é buscar atendimento ao primeiro sinal de desconforto.

O tratamento da LER depende da doença. “A LER é um grupo de doenças provocadas por esforços repetitivos. Entretanto, se a causa for o esforço repetitivo, a primeira medida é manter o indivíduo longe do fator causal”, salienta o especialista.

DICAS PARA EVITAR AS LESÕES POR ESFORÇO REPETITIVO

Para evitar as consequências desse esforço repetitivo, o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM) lista algumas dicas:

1. Evitar os movimentos repetitivos;
2. Intercale o tipo de atividade durante o dia;
3. Faça exercícios de alongamento e de relaxamento por 10 minutos a cada hora;
4. Adeque a ergonomia no ambiente de trabalho;
5. Procure o médico especialista quando surgirem os primeiros sintomas.

MEDICINA DO TRABALHO

A responsabilidade da empresa em caso de LER é pautada na medicina do trabalho que, contratada pela instituição, tem o papel de promover e preservar a saúde do trabalhador.

Assim, o combate às LER/DORT pode ser feito. “Com isso, a empresa avaliará as condições de trabalho, de ergonomia, de carga horária para evitar que os funcionários tenham algum tipo de doença relacionada ao trabalho”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), Antonio Carlos da Costa.

Você sabia? O uso excessivo de celulares está causando acidentes e prejudicando a saúde das mãos. Saiba como se cuidar!