AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Veja inspirações para usar biquíni sem medo depois dos 40 anos

Separamos 3 motivos para você se sentir livre e confiante na hora de ir para a praia depois dos 40

*Leka Oliveira, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 20/05/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Suzana Vieira, Maria Cândida e Leka Oliveira. - Instagram @suzanavieiraoficial e @mariacandidatv / Arquivo Pessoal
Suzana Vieira, Maria Cândida e Leka Oliveira. - Instagram @suzanavieiraoficial e @mariacandidatv / Arquivo Pessoal

Ei menina! Você passou dos 40, 50, 60+ e já ouviu por aí que é hora de começar a usar maiô, porque não é tão legal usar biquíni? Então, leia essa matéria até o final e saiba que você não precisa aposentar essa peça incrível do armário feminino porque passou dos “enta”.

Só para relembrar: em 2013, a atriz Betty Faria, na época com 72 anos, virou notícia ao ser fotografada de biquíni nas águas do Leblon. Ela foi vítima de etarismo fashion, chamada de “velha baranga” e “sem espelho”, mas, revidou: “Querem que eu vá à praia de burca, que eu me esconda, que me envergonhe de ter envelhecido? E a minha liberdade?”

Na ocasião, a atriz acabou sendo porta-voz de mulheres maduras, que prezam por sua liberdade de escolha em relação ao que vestir. Na verdade, essa ideia de que a mulher madura não pode usar biquínis é muito ultrapassada e todas nós, sem exceção, podemos continuar usando.

Na sequência, separei dicas que vão te ajudar a repensar os estereótipos em relação a essa crença. Inspirações de looks: Suzana Vieira, Maria Cândida, Patrícia Poeta, Bruna Lombardi, Preta Gil e eu, com fotos do meu acervo pessoal usando looks da marca Pajaris.

DICA 1 - PENSE QUE ROUPA NÃO TEM IDADE

famosas de biquíni
Bruna Lombardi, Patrícia Poeta e Leka Oliveira (Crédito: Instagram e Arquivo Pessoal)

Já reparou que apenas roupas para crianças tem idade na etiqueta? E isso vale para peças de Verão, o que inclui a moda praia. Então, se não quiser, não é necessário se limitar a usar maiôs, só porque leu ou ouviu de alguém que já passou da idade para isso ou aquilo. Certo?

DICA 2 - SUA IDADE, SUA LIBERDADE, SUAS REGRAS

famosas de biquíni
Preta Gil e Leka Oliveira (Crédito: Instagram e Arquivo Pessoal)

O que define o que você deve usar é seu estilo, ocasião, clima, horário. No entanto, é necessário respeitar, acima de tudo, a sua personalidade, vontade e gosto pessoal! Seja o tamanho, o modelo do biquíni ou as cores, é você quem deve escolher e isso não precisa ser limitado aos padrões de idade e beleza. Lembre-se: sua idade, sua liberdade, suas regras!

DICA 3 - LIBERTE-SE DOS PADRÕES E USE O QUE TE FAZ FELIZ

famosas de biquíni
Maria Cândida e Leka Oliveira (Crédito: Instagram e Arquivo Pessoal)

Essa é a principal dica: liberte-se dos padrões e use o que te faz feliz. Isso independente da sua idade ou corpo. Afinal, as opiniões alheias, muitas vezes carregadas de estereótipos e preconceito, sempre vão existir, não é mesmo? Então, seja amorosa com você, pratique a autoaceitação, priorize suas escolhas, liberdade e não se cobre tanto!

Agradecimentos: 
Moda Praia: Pajaris. Hotel: Windsor Excelsior Copacabana/RJ, Fotos: Arquivo Pessoal.

*LEKA OLIVEIRA é psicóloga, empreendedora, produtora de conteúdo e influencer madura. Na Revista Ana Maria apresenta especialmente para as mulheres maduras, dicas de moda, beleza, autoestima, saúde e muito mais. Conheça meu Instagram: @lekaolliveira Use a #IdadeSemRegras