AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Cabelos no Outono: veja dicas especializadas de cuidados com os fios

Couro cabeludo seco e fios mais secos surgem no clima frio; veja como evitar

*Sandra Perondi, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 29/04/2022, às 08h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aumento do frizz e pontas duplas também podem aparecer no Outono; veja como evitar - Unsplash
Aumento do frizz e pontas duplas também podem aparecer no Outono; veja como evitar - Unsplash

Os meses mais frios e secos estão se aproximando rapidamente. Isso significa que é hora de repensar sua rotina de cuidados com os cabelos para que seus cabelos possam permanecer saudáveis no outono e no inverno.

À medida que a temporada de verão muda e o clima fica mais frio, vários problemas de cabelo, incluindo couro cabeludo seco, aumento da perda de umidade (cabelo seco), aumento do frizz e pontas duplas, podem aparecer. Separamos algumas dicas de cuidados com os fios!

Lute contra a perda de umidade

Se você ainda não está usando um xampu para cabelos secos, agora é a hora de mudar para uma nova fórmula de limpeza hidratante. Você vê - o clima fresco e frio tem uma maneira desagradável de sugar a umidade de seus fios, causando estática e frizz. A solução é hidratar seu cabelo em todas as oportunidades. E aqui vai um truque: use um xampu sem sulfato que apresenta propriedades nutritivas para obter umidade profundamente no eixo do cabelo.

Invista em uma máscara capilar de qualidade

Além de trocar seu xampu (e complementá-lo com um condicionador da mesma marca, de preferência), outra excelente maneira de dar aos seus cabelos um pouco mais de amor é aplicar um tratamento capilar ou máscara uma ou duas vezes por semana.

Alimente seu cabelo com uma sinergia de óleos vegetais

Esse tipo de tratamento ajuda a amenizar o sensorial das pontas duplas e minimizar o frizz. Isso porque os óleos vegetais também são conhecidos como “ carreadores”. Quando falamos em couro cabeludo e cabelo são os mais indicados, porque são de fácil aplicabilidade, não possuem moléculas pesadas de ácidos graxos, ou seja, fácil de remover após a terapêutica.

Além disso, os ácidos graxos presentes nos óleos vegetais são encontrados também na pele humana e fazem parte de seus processos de manutenção do manto hidrolipídico e da flexibilidade da pele. A sinergia de óleos  vegetais são infundidos com ingredientes naturais,  e minha sugestão fica óleos de abacate, jojoba e semente de uva, para reparar e renovar ativamente os cabelos.

DICA DE TRATAMENTO PRÉ-SHAMPOO

Aplique este óleo de cabelo 1 a 2 vezes por semana, nos cabelos secos e depois prossiga com a lavagem habitual.

Limite o estilo de calor

Sabemos que pode ser desconfortável deixar seu cabelo secar naturalmente durante os meses frios. No entanto, ao permitir que isso aconteça, você o ajuda a reter a umidade e o protege de ferramentas de estilo quentes, que são prejudiciais.

Se você optar por secar o cabelo usando um secador, indico o uso de um leave-in, que oferece ajuda na forma de uma um bloqueador ou protetor térmico, cuja fórmula protetora é idealmente projetada para ajudar a reduzir os danos causados pelo calor, bem como os de outros agentes agressivos. Além de proteger, esse tipo de produto adicionará um brilho, e que fará com que o cabelo realmente irradie luz durante as estações mais frias.

Por fim, vale lembrar que cada estação tem seus desafios. Se, no Verão, você tem que lidar com o sol e o mar, no outono é o começo do ar seco que pode ser um problema. A boa notícia é que, com um ajuste na sua rotina habitual de cuidados com os cabelos e os produtos de qualidade à sua disposição, você pode ter cabelos fabulosos durante todo o ano!

 *SANDRA PERONDI é tricologista, com grande atuação na área de estudos das doenças de cabelos. Aqui na AnaMaria representa a I9 Soluções, com conteúdos que vão te ajudar a cuidar da saúde capilar, trazendo conforto e melhorando a autoestima.