AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Queda capilar após descoloração, mito ou verdade? Tricologista responde

Mito ou verdade: cabelo pode cair após passar tintura?

*Sandra Perondi, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 30/06/2023, às 08h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pintar o cabelo pode causar queda? - Maksim Chernishe/Unsplash
Pintar o cabelo pode causar queda? - Maksim Chernishe/Unsplash

Olá, pessoal! Já começo dizendo que este é um grande mito. Isso porque tanto tintura quanto descoloração danificam apenas o cabelo, não interferindo na saúde do couro cabeludo. A queda geralmente está ligada à quebra e ao aspecto ressecado e emborrachado da fibra. São vários os fatores que podem interferir para que estes malefícios aconteçam. 

Um bom cronograma capilar, além de cuidados diários, são imprescindíveis para manter a saúde do fio antes, durante e após a descoloração. Também é muito importante que você escolha um bom profissional e que ele utilize produtos de qualidade.

NÃO PODE TUDO
Devemos sempre ter em mente que a descoloração é um procedimento químico e que se torna incompatível com alguns elementos, como o metal, que está presente na água, piscina, em algumas cosméticos e também no bom e velho alumínio, material adaptado para isolar a mecha na descoloração.

Atualmente, já temos várias opções de produtos para cuidar dos cabelos disponíveis no mercado que são livres de metais, sejam eles cosméticos e até mesmo um papel que foi desenvolvido especialmente para os cabeleireiros, que é composto por celulose e uma fina camada de plástico oxibiodegrável, uma opção que ajuda tanto os fios quanto o meio ambiente.

VOCÊ SABIA?
Hoje já existe o procedimento de descoloração que se chama mechas terapêuticas, com papel para mechas e colorações da I9 Soluções, que garante a integridade dos fios e mais agilidade no processo de mechas, evitando o aquecimento dos fios, não danificando a estrutura capilar e ainda contribuindo pela sustentabilidade do nosso planeta por ser biodegradável.

Mas caso o seu profissional cabeleireiro não conheça essa inovação, e para você que fez mechas e está sentindo o seu cabelo com porosidade, sem brilho, tenho uma dica super especial. Neste tratamento pré-shampoo, usaremos:

  • 5 ml óleo vegetal de abacate;
  • 2,5 ml semente de uva;
  • 2 gotas do óleo essencial de grapefruit;
  • 1 gota do ylang ylang;
  • 2 gotas gerânio.

Mistura tudo e aplique nos cabelos secos em mechas finas, apenas no comprimento e pontas, antes de lavar. Deixe por 30 minutos e siga com sua lavagem habitual. Seguindo com essa rotina de HAIR CARE, seus cabelos vão ter vitalidade, brilho, maciez e maleabilidade.

*SANDRA PERONDI é tricologista, com grande atuação na área de estudos das doenças de cabelos. Aqui na AnaMaria representa a I9 Soluções, com conteúdos que vão te ajudar a cuidar da saúde capilar, trazendo conforto e melhorando a autoestima. Instagram: @sandraperondi