AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Comportamento / ATUALIDADES

Paola Carosella compartilha texto reflexivo sobre o Dia das Mulheres: “Um dia difícil”

Em suas redes sociais, Paola Carosella reflete sobre o uso do termo “guerreira” no Dia das Mulheres

Paola Carosella compartilha texto reflexivo sobre o Dia das Mulheres: “Um dia difícil” - Reprodução/Instagram
Paola Carosella compartilha texto reflexivo sobre o Dia das Mulheres: “Um dia difícil” - Reprodução/Instagram

Aproveitando a comemoração do Dia Internacional da Mulher, Paola Carosella fez um post reflexivo sobre a data. No Instagram, ela compartilhou o texto acompanhado de uma selfie em que aparecia exibindo sua beleza natural, com pouca maquiagem.

Vou para guerra, sim, todo santo dia, mas não quero que você me chame de guerreira. Ir para guerra não é motivo de celebração, nem de exaltação, não vamos transformar "guerreira" em adjetivo de elogio”, começou Paola na legenda. Na sequência, a chef de cozinha ressaltou a luta diária de mulheres que não tem voz. 

“Sou lutadora, sim, mas não quero que você enalteça minha luta, primeiro porque a minha luta não é nenhuma se comparada a luta silenciosa de milhões de mulheres, com sua mera existência silenciada, seus corpos rasgados, suas almas dizimadas.”

Reforçando que a vida de inúmeras mulheres é um eterno “campo de batalha”, Paola mandou um recado sobre como o 08 de março deve ser comemorado. “Se quer saber, hoje é um dia difícil. Porque não é pra mandar flor, dar de presente batom ou lixa de unha, não é dia de mandar meme de guerreira nem de incentivar ainda mais a ir para luta.”

"É dia de olhar para dentro e ver o que mais você (homem, mulher, não importa) pode fazer para que o nosso mundo pare, de uma vez por todas, de abusar das mulheres. [...] Nossa sociedade é machista, é patriarcal, e se beneficia do abuso da mulher, principalmente da mulher negra, indígena, quilombola, que além de sofrer machismo sofre racismo, xenofobia, e é reduzida ao mínimo”, pontuou.

Confira o texto na íntegra:

DIA DAS MULHERES: 5 LIVROS QUE TODOS DEVERIAM LER 

Por muitos anos, o perfil romancista brasileiro se manteve o mesmo: homem branco de classe média. Isso significa que, além dos autores, os narradores, protagonistas e coadjuvantes dos enredos também apresentavam as mesmas características. 

Com o objetivo de jogar luz à produção literária de mulheres e suas histórias, separamos cinco livros, lançados pela Editora Ática, de escritoras renomadas e de diferentes gêneros. As obras prometem emocionar, conscientizar e entreter tanto o público jovem quanto o adulto. Não deixe de conferir a seleção, clicando aqui.