AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Coronavírus / Covid-19

Vacinação: intervalo entre as doses da Pfizer poderá ser diminuído para menos da metade

Mudança foi anunciada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga

Da Redação Publicado em 16/08/2021, às 14h08 - Atualizado às 14h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Se confirmada, redução passará a valer em setembro - Pixabay/fernando zhiminaicela
Se confirmada, redução passará a valer em setembro - Pixabay/fernando zhiminaicela

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou uma possível mudança na aplicação da vacina Pfizer. Atualmente, o intervalo entre a primeira e a segunda dose do imunizante é de 90 dias. Entretanto, com o avanço da vacinação no país, o prazo poderá cair para apenas 21 dias. 

“A medida que a gente avança na primeira dose, a gente rediscutiu colocar a Pfizer com intervalo de 21 dias, então a gente avança [no nível de aplicação] da segunda dose. Atingimos 70% da população acima de 18 anos com a primeira dose”, declarou em um evento em Brasília, no último sábado (14). 

Vale mencionar que este é o intervalo previsto na bula da vacina, portanto, não deve oferecer riscos quanto à imunização. Se aprovada, a medida passará a valer a partir do mês de setembro. 

Além da Pfizer, também estão sendo aplicadas as primeiras e segundas doses da Coronavac (intervalo de 14 a 28 dias entre as doses) e da Astrazeneca (intervalo de 90 dias) no país.

DOSES REMANESCENTES

Quem mora na cidade de São Paulo (SP) também poderá antecipar a segunda aplicação do imunizante através do esquema da 'xepa'. Nesse caso, os prazos da Pfizer e Astrazeneca passam a ser de 60 dias após a primeira dose, enquanto o da Coronavac de apenas 15 dias. Basta procurar a UBS mais próxima para se inscrever no programa.